Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/8226
Título: Práticas de gestão num sector de formação de uma empresa de telecomunicações
Autor: Cardoso, Ana Cristina de Abreu, 1985-
Orientador: Carvalho, Luís Miguel, 1960-
Palavras-chave: Práticas de gestão
Gestão da formação
Clima organizacional
Cultura organizacional
Telecomunicações
Teses de mestrado - 2012
Data de Defesa: 2012
Resumo: O presente relatório decorre e documenta um estágio desenvolvido numa empresa de telecomunicações, mais concretamente numa área de formação, responsável por promover práticas de gestão formativas para uma área comercial. O relatório compreende: a caracterização da organização na qual o estágio se concretizou; a descrição e a análise das actividades desenvolvidas pela estagiária, à luz de ferramentas conceptuais da área multidisciplinar da Administração Educacional; e um pequeno estudo, conduzido na organização de acolhimento, no qual se aborda uma questão relacionada com o clima organizacional e quais os factores/indicadores que possam influenciar o mesmo. A caracterização da organização oferece elementos descritivos sobre sua missão e objectivos, seus produtos e serviços, sua estratégia e os recursos humanos, elementos que são depois analisados tendo referenciais teóricos da estrutura organizacional, do ambiente e da cultura organizacionais. A caracterização e análise das actividades desenvolvidas pela estagiária, é feita à luz de ferramentas conceptuais da área multidisciplinar da Administração Educacional, mormente recorrendo ao conceito de papéis de gestão. O estudo procura compreender como é que uma alteração estrutural no interior de um departamento pode ter interferência no ambiente de trabalho e no comportamento dos seus membros. A investigação desenrolou-se com base em três eixos de análise: clima organizacional antes da reestruturação; clima organizacional após a reestruturação; comparação entre os climas organizacional antes e após a reestruturação. A metodologia utilizada no estudo efectuado utiliza como técnicas de recolha de dados: a observação, o inquérito por questionário e a pesquisa documental. O estudo mostra que uma pequena reestruturação pode causar alterações no ambiente de trabalho, no caso conduzindo à sua melhoria e levando a uma maior satisfação e motivação dos membros da organização.
The present report follows and documents a period of training developed in a telecommunications company, more specifically in a training area responsible for promoting management practices training for a commercial area. The report comprises: a characterization of the organization in which the training took place; the description and analysis of the activities developed by the trainee, in the light of conceptual tools of the multidisciplinary field of Educational Administration and a small study, lead in the host organization, and a small study conducted at the host organization, which addresses an issue related to the organizational climate and which factors / indicators that might influence it. The characterization of the organization provides descriptive elements on its mission and goals, its products and services, its strategy and the human resources, elements which are then analyzed having theoretical organizational structure references, the environment and organizational culture. The characterization and analysis of the activities developed by the trainee, is made in the light of conceptual tools of multidisciplinary area of Educational Administration, especially using the concept of management roles. The study attempts to understand how a structural change within a department may have interference in the work environment and the behavior of its members. The research was developed based on three strands of analysis: organizational climate before restructuring, organizational climate after the restructuring; comparison between organizational climates before and after restructuring. The methodology used in the study uses data collection techniques such as: observation, questionnaire survey and documentary research. The study shows that a small restructuring can cause changes in the work environment, in the case leading to its improvement and leading to increased satisfaction and motivation of organizational members.
Descrição: Relatório de Estágio de mestrado, Ciências da Educação (Administração Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012
URI: http://hdl.handle.net/10451/8226
Aparece nas colecções:IE - Dissertações de Mestrado



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