Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/8228
Título: Conhecimento distribuído com a web 2.0 : perceções de docentes em relação a uma ação de formação em regime de blended-learning
Autor: Santos, Óscar António Leal dos, 1978-
Orientador: Jorge, Idalina Ferreira Martins Pereira Guerreiro, 1952-
Palavras-chave: Formação contínua de professores
B-learning
Web 2.0
Trabalhos de projeto de mestrado - 2012
Data de Defesa: 2012
Resumo: Este projeto teve por objetivo avaliar as perceções de 167 docentes em relação a uma ação de formação online realizada em contexto de formação contínua de professores A ação de formação, creditada com o título “Conhecimento Distribuído com a Web 2.0” com a duração de 50 horas, com uma componente presencial de 9 horas, e uma componente a distância equivalente a 41 horas foi realizada em regime de blended learning. Esta ação foi concebida com o objetivo de criar materiais didáticos em formato digital, para organização e partilha de informação e criação de conhecimento e de autoformação por parte dos docentes. Foi construído um ambiente de aprendizagem suportado na plataforma de comunicação Ning. No fim de cada ação foi aplicado um questionário de avaliação e analisados os relatórios críticos acerca das diversas dimensões do curso, que constituíram a base para este estudo, que se situa num paradigma de estudo misto. As dimensões avaliadas foram 1) design da plataforma, 2) estratégias e atividades, 3) conteúdos e materiais, 4) gestão do tempo, 5) tutoria, 6) interação online, 7) atitude em relação ao ensino online e 8) disponibilidade para frequentar o ensino online. Este estudo foi ainda desenvolvido no que diz respeito ao conceito de satisfação dos docentes com a formação, relacionando-o com a relevância dos conhecimentos e competências adquiridos para a alteração das práticas profissionais e a visibilidade da atividade dos docentes junto a comunidade escolar. Os resultados obtidos revelam que os docentes têm perceções bastante positivas sobre a aprendizagem online, regime que consideram adequado à atual realidade da profissão docente e que, no futuro, preferem optar por ações de formação em regime de blended learning. Futuros desenvolvimentos deste estudo implicam o alargamento da amostra, para determinar relações mais precisas entre as variáveis.
This study aimed at assessing the perceptions of 167 teachers about an online training course involving teachers from 20 Schools of Sesimbra, Setúbal and Palmela counties. The course, called "Distributed Knowledge with Web 2.0", was officially certified as a blended learning modality, with the duration of 50 hours, 41 of which occurred online. This blended learning course was designed at producing educational materials in digital format, and included autonomous and collaborative activities, for knowledge sharing and building. A learning environment, supported by the Ning platform, was set up. At the end of the course, the trainees answered to a pencil and paper survey, which was the basis for this research, in order to evaluate the course dimensions such as 1) the platform design, 2) strategies and activities, 3) contents and materials, 4) time management, 5) online tutoring, 6) online interaction, 7) attitudes towards online learning, and 8) the trainees’ intentions to enroll in future online courses. The trainees’ satisfaction with the course, derived from the acquired knowledge and skills relevance, the new teaching and learning practices and their visibility in the school community. Furthermore, the results show that teachers who attended this training disclosed very positive perceptions about online learning, a modality they consider adequate to their current professional status and conditions. The trainees also showed their intention of, in the future, opting for blended training arrangements. Future developments of this study involve a larger sample, in order to establish more accurate relationships among the researched variables.
Descrição: Trabalho de projeto de mestrado, Educação (Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012
URI: http://hdl.handle.net/10451/8228
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