Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/8231
Título: Formação profissional : conceção, implementação e avaliação de cursos e-learning
Autor: Caridade, Maria Eduarda Abrunhosa da Silva, 1962-
Orientador: Chagas, Isabel, 1952-
Palavras-chave: Novas tecnologias da informação e da comunicação
E-learning
Formação profissional - Portugal
Trabalhos de projeto de mestrado - 2012
Data de Defesa: 2012
Resumo: A implementação de uma modalidade de formação a distância foi um propósito e uma necessidade da Organização Gama que serviu de ponto de partida para o desenvolvimento de um projeto de formação totalmente a distância utilizando a metodologia e-learning. Após refletir sobre o contexto organizacional em que ocorreriam as ações propostas, delinearam-se os objetivos principais a alcançar: planear, implementar e avaliar duas ações de formação profissional realizadas a distância; criar instrumentos de avaliação adequados da formação, dos formadores, da plataforma e dos formandos; proceder a uma avaliação global da ação, considerando o seu aperfeiçoamento em edições futuras. Quanto à sua implementação, o projeto desenvolveu-se em três fases: 1.ª) preparação/negociação de entrada; 2.ª) realização dos cursos; 3.ª) avaliação. Contou com a participação de 127 formandos, 10 formadores e 1 administrador da plataforma. Concluído o trabalho e analisados os dados obtidos mediante técnicas de recolha de dados, concebidas de acordo com os objetivos do projeto, tais como a aplicação de um questionário aos formandos, uma entrevista semi-estruturada ao coordenador das acções e uma análise de conteúdo aos registos no MOODLE, inferimos, dos resultados obtidos, a boa aceitação quer pelos formandos quer pelos formadores da formação nesta modalidade. Os seus comentários também contribuíram decisivamente para identificar aspetos para o aperfeiçoamento de ações futuras como, por exemplo, como moderar e promover a discussão nos fóruns em audiências como a da Organização Gama.
The implementation of a distance learning modality was both a purpose and a need of the Gama Organization who served as the starting point for the development of a training project totally at distance using the e-learning methodology. After reflecting about the organizational context in which the proposed actions would occur, the main objectives to achieve were outlined: to plan, implement and evaluate two vocational training courses offered at distance; to create assessment tools adequated to the courses offered, the tutors, the platform and the trainees; to undertake a comprehensive assessment of the action, considering its improvement in future editions. Concerning the implementation design, the project was developed in three phases: i) preparation/entry negotiations; ii) realization of the two courses; iii) evaluation. Participantes were 127 students, 10 teachers, and one administrator of the Moodle platform. Data were collected using procedures that were selected according to the objectives of the project: the application of a questionnaire to the students, a semi-structured interview to the courses’ coordinator, and a content analysis of the records in the platform. From the results we inferred, the students and tutors’ good acceptance of the e-learning courses. Their comments also contributed decisively to identify aspects for the improvement of future courses, such as how to moderate and promote discussion forums addressed to the particular training audience of the Gama Organization.
Descrição: Trabalho de projeto de mestrado, Educação (TIC e Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012
URI: http://hdl.handle.net/10451/8231
Aparece nas colecções:IE - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfpie043252_tm.pdf1,45 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.