Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (FPCE) >
FPCE - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/824

Título: A biblioteca escolar-centro de recursos educativos como instrumento do desenvolvimento do currículo
Autor: Teixeira, Maria Etelvina Paiva, 1973-
Orientador: Curado, Ana Paula, 1952-
Palavras-chave: Desenvolvimento curricular
Bibliotecas escolares
Literacia - Portugal
Issue Date: 2009
Resumo: Este estudo visou conhecer o projecto das bibliotecas escolares/centros de recursos educativos do Agrupamento, de Escolas Padre Abílio Mendes, no concelho do Barreiro, tendo em conta as directrizes do programa da rede. Pretendeu, também, compreender a forma como os diferentes agentes educativos interagem com o projecto e a sua influência, relativamente ao desenvolvimento das áreas curriculares e das competências de literacia dos alunos. Neste sentido, o projecto pretendeu responder à questão central de pesquisa: De que modo a Biblioteca Escolar/Centro de Recursos Educativos (BE/CRE) influencia o desenvolvimento curricular e as literacias1 dos alunos? Como transformá-la num instrumento mais eficaz nestes domínios? A opção pelo presente estudo prende-se com a necessidade de avaliar o projecto, uma vez que o mesmo está a ser desenvolvido no agrupamento há cerca de doze anos, ou seja, desde o lançamento da rede de bibliotecas escolares. Por isso, julgamos que o momento é oportuno, para estimular a reflexão sobre a relevância do projecto, no que se refere ao desenvolvimento do currículo e das competências dos alunos. Para a realização deste estudo, de modo a recolher a informação necessária, recorremos a dois instrumentos: as entrevistas semi estruturadas a seis docentes do Agrupamento e a análise de documentos, designadamente: o projecto educativo do agrupamento, o plano de acção das BEs/CREs e o plano anual de actividades. Recorremos à técnica da análise de conteúdo, visando a compreensão do conteúdo das entrevistas e dos documentos resultantes da recolha de dados. Com vista à melhoria do presente projecto, apresentamos no final algumas recomendações, que irão contribuir certamente, para o aumento da eficácia das Bibliotecas do Agrupamento, das práticas e o consequente, sucesso escolar dos alunos.
This study aimed at characterizing the project of library/educational resource center of the Grouping of Schools Padre Abílio Mendes, in the district of Barreiro, according to the guidelines of the school library net program. It also aimed to understand in how the different educational agents interact the school library's/educational resource center (SL/ERC) and its influence, for the development of the curriculum areas and the literacy skills of students. In this sense, the project's central research question is: How does the school library/educational resource center influence the curriculum development and the student's literacy's2? How can we promote its improvement? The need to evaluate the project, related to it's being developed in the group in about twelve years, in other words, since the beginning of the implementation of the program for school libraries network. The time is right to stimulate the reflection on the relevance of the project, in relation to curriculum development and students skills. To gather the necessary information we used two instruments: the semi structured interviews with six teachers in the Grouping and the analysis of school documents, in particular: the educational project, the action plan of the school library's/educational resource center, and the annual plan of activities. We used the content analysis to understand the content of the interviews and the documents. To conclude, we present some recommendations, in order to contribute to increase the effectiveness of the Libraries Group, the practices and consequently the school success of the students.
Descrição: Trabalho de projecto de mestrado, Ciências da Educação (Administração educacional), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2009
URI: http://catalogo.ul.pt/F/?func=item-global&doc_library=ULB01&type=03&doc_number=000571995
http://hdl.handle.net/10451/824
Appears in Collections:FPCE - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
20935_ulfp034391_tm_trabalho.pdf683,42 kBAdobe PDFView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
20936_ulfp034391_tm_anexo1.pdf44,22 kBAdobe PDFView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
20937_ulfp034391_tm_anexo2.pdf69,71 kBAdobe PDFView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
20938_ulfp034391_tm_anexo3.pdf422,89 kBAdobe PDFView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
20939_ulfp034391_tm_anexo4.pdf291,03 kBAdobe PDFView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
20940_ulfp034391_tm_anexo6.pdf52,95 kBAdobe PDFView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
20941_ulfp034391_tm_anexo7.xls337,5 kBMicrosoft ExcelView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
Promotores do RCAAP   Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia