Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/8246
Título: Redes sociais de professores : um estudo de caso
Autor: Caseirito, Marta Susana da Conceição, 1983-
Orientador: Chagas, Isabel, 1952-
Palavras-chave: Redes sociais
Web 2.0
Educação sexual
Teses de mestrado - 2012
Data de Defesa: 2012
Resumo: O aparecimento da Web 2.0 veio revolucionar a forma como acedemos à informação, construindo novos espaços de construção e transmissão do conhecimento, permitindo deste modo comunicar, independentemente do espaço e do tempo, e fomentar o acesso à educação e formação ao longo da vida. As redes sociais são um exemplo concreto de uma ferramenta da Web 2.0 de grande relevância, e é inquestionável a importância e o sucesso destas no contexto da nossa sociedade. A sua utilização tem vindo a crescer no domínio da educação, possibilitando que sejam também uma ferramenta de elevadas potencialidades para o desenvolvimento profissional do docente. Assim, as redes sociais surgem como potenciais instrumentos de comunicação, interação, partilha e trabalho colaborativo, que são essenciais para o crescimento profissional dos docentes, quer em ambientes formais, quer em ambientes informais de aprendizagem. Este estudo teve como base uma rede social sobre Educação Sexual – rede social EsnaEScola – que foi criada por um grupo de professores em prol de um objetivo comum: “promover a discussão e a partilha de conhecimentos e de experiências no âmbito da Educação para a Saúde, em particular da Educação Sexual” (in ESnaescola). A finalidade do estudo consistiu em proporcionar dados relevantes para uma melhor compreensão das potenciais influências do uso das redes sociais web 2.0 na formação de professores, proporcionando um contexto específico para esse efeito. Tendo como ponto de partida essa finalidade, o problema e as questões orientadoras do estudo, foram analisadas todas as interações da rede, no decurso do período de um ano, de forma a perceber toda a estrutura constitutiva da rede, bem como as diferentes dinâmicas de interação, o posicionamento e o papel de cada membro no interior da rede e de que forma é que essas posições exerciam um papel fundamental na própria sustentação da rede.
The appearance of Web 2.0 has revolutionized the way we access information, offering new tools for construction and transmission of knowledge. It enables us to communicate independently of space and time, improving the access to education and training throughout life. The social networks are an important example of a Web 2.0 tool, and their importance and success is clear in our society. The usage of social networks has been increasing in education, presently they are a very important tool for professional development. Therefore, social networks emerge as potential tools of communication, interaction, sharing and collaborative work, which are essential elements to the professional development of teachers, whether in formal or in informal learning environments. This study is based on a social network about sexuality education – EsnaEScola, which was created by a group of teachers with the following objective: "to promote discussion and sharing of knowledge and experience within the Health Education, in particular the Sexual Education "(in ESnaescola). The present study has as major goal, to provide relevant data for a better understanding of the potential influence of the usage of social networking Web 2.0 in teacher education, providing a particular context for this purpose. Driven by this goal, it has been analyzed every interaction of the network, during one year. This analysis was done in order to understand the entire constitutive structure of the network, as well as the different dynamics of interaction, the place and the role that each member plays in the network, and how have these positions played a key role in sustaining the network itself.
Descrição: Tese de mestrado, Educação (TIC e Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012
URI: http://hdl.handle.net/10451/8246
Aparece nas colecções:IE - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfpie043277_tm.pdf1,79 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.