Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/8247
Título: Avaliação reguladora das aprendizagens em contexto de congresso matemático : avaliação : um projeto de colaboração com uma professora do 3.º ano de escolaridade
Autor: Fonseca, Paula da Piedade Soares da, 1965-
Orientador: Boavida, Ana Maria, 1955-
Santos, Leonor, 1949-
Palavras-chave: Práticas dos professores
Feedback
Avaliação da aprendizagem
Teses de mestrado - 2012
Data de Defesa: 2012
Resumo: O presente estudo centra-se na problemática geral da avaliação tendo como objetivo principal analisar de que modo, uma professora do 2.º ciclo do ensino básico, promove a regulação das aprendizagens dos alunos, em contexto de Congresso Matemático. Pretendeu-se, assim, aprofundar o conhecimento sobre como, no quotidiano da aula, a avaliação está integrada no processo de ensino e aprendizagem. O quadro teórico integra duas temáticas essenciais: a avaliação das aprendizagens e as discussões coletivas perspetivando as suas práticas e desafios. O estudo seguiu uma metodologia qualitativa centrada no paradigma interpretativo tendo sido realizado um estudo de caso instrumental com uma professora. A recolha de dados foi feita através de duas entrevistas semiestruturadas à professora, da observação das aulas em que foram realizados dois Congressos Matemáticos, da reflexão sobre estas aulas e da análise de documentos considerados significativos. Os dados recolhidos foram objeto de análise de conteúdo qualitativa que teve por referência um sistema de categorias elaborado com base nos dados recolhidos, nas questões do estudo e no referencial teórico. As conclusões apontam para que, durante os Congressos Matemáticos, as intervenções da professora tiveram uma intencionalidade formativa, o que contribuiu para apoiar as aprendizagens matemáticas dos alunos. Evidenciam, também, que há uma forte relação entre as intervenções que têm subjacente uma intencionalidade reguladora e a regulação das aprendizagens. Permitem, ainda, destacar que a avaliação no momento, no quotidiano da aula, está relacionada com o modo como o professor usa o feedback, lida com o erro e gere a participação dos alunos.
This study is focused on the general problem of evaluation and the main objective is to analyze how a mathematics teacher of upper primary school promotes the regulation of students' learning in the context of a “math congress”. So, it was intended to deepen the knowledge about how, in the everyday life of the classroom, the assessment is integrated into the teaching and learning process. The theoretical framework addresses two main themes: (a) learning assessment and (b) collective discussions: practices and challenges. Methodologically, this study is framed on a qualitative approach and the interpretative paradigm, within which was accomplished an instrumental case study with a fifth grade teacher. Data collection was done via two semi-structured interviews with the teacher, observations of classes in which were held two “math congress”, a reflexive activity, with the teacher, focused on these classes and the analysis of relevant documents. The empirical data were subjected to a qualitative content analysis. A system of categories based on the data collected, the study issues and the theoretical framework, guided this analysis. The findings suggest that during the “math congress”, teacher’s interventions had a formative intentionality, which helped to support students’ mathematics learning. In addition, the study provides evidence that there is a strong relationship between teacher interventions that have an underlying regulatory intention and the regulation of learning. Besides, the findings suggest that the assessment in moment, in the everyday life of the classroom, is related to how the teacher uses the feedback, handles the error and manages the participation of the students.
Descrição: Tese de mestrado, Educação (Didática da Matemática), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012
URI: http://hdl.handle.net/10451/8247
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