Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (FPCE) >
FPCE - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/825

Title: Educação de jovens e adultos : o uso do portefólio na formação de alfabetizadores
Authors: Santos, Flávia Letícia Amaral, 1973-
Advisor: Alves, Natália, 1958-
Keywords: Formação de adultos
Portefólios
Auto-formação
Issue Date: 2009
Abstract: A referida pesquisa tem como objetivo propor a utilização do portefólio, no Programa de Formação de Alfabetizador de Jovens e Adultos, na Universidade Estadual de Montes Claros, Minas Gerais/Brasil, como instrumento didático-metodológico que viabiliza o processo de autoformação do formando. A educação de jovens e adultos convive hoje com uma situação bastante delicada, pois existe um contingente de jovens e adultos com diferentes condições e necessidades em função do seu contexto sócio-econômico. Tal situação é relevante quando o educador valoriza essas diferenças e inclui em seu trabalho pedagógico uma prática reflexiva sobre essa realidade, pois ajuda-os a terem maior capacidade de pensar e agir frente aos problemas da sala de aula. Nosso estudo busca inserir a metodologia do portefólio na disciplina didática do curso de formação de Alfabetizador de Jovens e Adultos, com base numa coleção organizada de trabalhos produzidos pelos mesmos, visando fornecer um registro a médio/longo prazo da evolução de suas práticas. Acreditamos que por este meio, surgirão ações investigativas e críticas que enriquecerão a sua atuação, enquanto educador e sujeito social. Assim, faremos uma revisão bibliográfica de literatura e, a partir disso, construiremos um projeto didático com uso do portefólio na autoformação pedagógica do alfabetizador no programa de formação contínua na disciplina de didática. Com esta intervenção nossa pesquisa pretende contribuir com a formação dos Educadores na complexidade do processo de ensino-aprendizagem de jovens e adultos, uma vez que esta não depende somente da capacitação mas de condições e recursos de ensino-aprendizagem que são oferecidas.
The referred research has as objective to propose the use of the portfolio, in the Program of Training educators of young people and adults, in the State University of Montes Claros, Minas Gerais/Brasil, as didactic-methodological instrument that it makes possible the process of self-training of the student. The young people and adults education live together today a quite delicate situation, because there is a contingent of youths and adults with different conditions and needs in function of their socioeconomic context. Such situation is relevant when the educator values those differences and it includes in his pedagogic work a reflexive practice about that reality, because it helps them have larger capacity to think and to act front to the problems of the class. Our study looks for to insert the methodology of the portfolio in the didactic discipline of the course of Training educator of young people and adults, based on an organized collection of works produced by the same ones, seeking to supply a registration in the long/medium term of the evolution of their practices. We believe that in this way, researchs and critics that will enrich his performance will appear, while educator and social person. Thus, we will make a bibliographical revision of literature and, starting from that, we will build a didactic project with use of the portfolio in the pedagogic self-training of the Educator of Young people and Adults in the program of continuous education in the didactic discipline. With this intervention our research intends to contribute with the self-training of the Educators in the complexity of the process of young people and adults teaching-learning, once this doesn't only depend on the training but on the conditions of teaching-learning and resources that are offered.
Description: Trabalho de projecto, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2009
URI: http://catalogo.ul.pt/F/?func=item-global&doc_library=ULB01&type=03&doc_number=000565935
http://hdl.handle.net/10451/825
Appears in Collections:FPCE - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
20870_ulsd_dep.17856_tm.pdf1.44 MBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
  Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE