Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/8250
Título: Satisfação docente e discente no ensino superior nos regimes presencial e a distância
Autor: Chagas, Laura Vala, 1982-
Orientador: Pedro, Neuza Sofia Guerreiro, 1981-
Palavras-chave: E-learning
Ensino superior - Portugal
Ensino à distância
Satisfação
Teses de mestrado - 2012
Data de Defesa: 2012
Resumo: Este trabalho de investigação visa identificar os principais fatores de satisfação dos estudantes e docentes de cinco cursos de uma instituição do ensino superior, nomeadamente os que têm oferta de regime presencial e a distância, sendo que a sua relevância decorre da necessidade de avaliação das iniciativas de cursos a distância no ensino superior português. Os objetivos fundamentais deste estudo consistem em caracterizar a satisfação geral dos estudantes e, simultaneamente, analisar a nível particular a satisfação relativamente a dimensões como (a) design e currículo do curso; (b) coordenação; (c) corpo docente e tutores; (d) conteúdos programáticos; (e) materiais disponibilizados; (f) interação; (g) metodologias de trabalho; (h) sistema de avaliação; (i) serviços de apoio e (j) infraestruturas tecnológicas. Pretende-se caracterizar os índices de satisfação docente a nível geral e em três dimensões particulares: (a) estudantes; (b) instrutor e (c) instituição. Procura-se, ainda, verificar a existência de relação entre os índices de satisfação docente e discente, bem como sinalizar eventuais melhorias nos cursos em causa. O estudo assenta numa metodologia quantitativa de recolha e análise de dados, coligidos a partir da aplicação de questionários a estudantes e docentes dos cursos em questão. Os resultados permitem concluir que os índices de satisfação dos estudantes se revelam favoráveis em ambos os regimes, não se encontrando, entre estes, diferenças significativas. Também o corpo docente, por seu turno, manifesta níveis moderados de satisfação. Os valores de correlação encontrados entre satisfação de docentes e discentes assinalam a existência de relação entre os construtos, ainda que não na totalidade das dimensões analisadas. Os resultados encontrados junto dos dois grupos de participantes permitem ainda a sistematização e a apresentação de sugestões válidas de melhoria dos cursos sob análise.
This study was conducted in order to identify the main factors affecting the satisfaction of students and faculty from five higher education courses, namely the ones that are provided in both distance and face-to-face learning systems. Its relevance derives from the need to evaluate distance learning courses in the Portuguese higher education context. The main purposes of this study are the description of students’ general satisfaction and simultaneously a thorough analysis of satisfaction regarding the following dimensions: (a) design and syllabus of the course; (b) co-ordination; (c) faculty and tutors; (d) programme content; (e) resources; (f) interaction; (g) work methodologies; (h) evaluation system; (i) assistance services and (j) technological infrastructures. The aim of this study is also to describe faculty general satisfaction levels, as well as particularly considering three subscales: (a) student, (b) instructor and (c) institution-related factors. It is also intended to verify the connection between student and faculty satisfaction, along with the reference to possible improvement suggestions concerning the courses. The study is defined by a methodological approach based on quantitative methods of data collection and analysis, compiled in two surveys that students and faculty of the courses responded to. Results show that students perceive positive satisfaction levels in both learning systems, considering that no prominent differences are found between them, and that faculty also demonstrates moderate satisfaction levels. Correlation values indicate that there is an association between student and faculty satisfaction, although not in every dimension. The reference to effective improvement suggestions for the courses is also enabled by the results.
Descrição: Tese de mestrado, Educação (Tecnologias de Informação e Comunicação e Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012
URI: http://hdl.handle.net/10451/8250
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