Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/8252
Título: Comunicação escrita matemática de alunos do 2.º ciclo do ensino básico
Autor: Martins, Patrícia Sofia Machado, 1979-
Orientador: Santos, Leonor, 1949-
Palavras-chave: Comunicação escrita
Feedback
Didáctica da matemática
Auto-avaliação
Teses de mestrado - 2012
Data de Defesa: 2012
Resumo: O presente estudo procura compreender e analisar o contributo das produções escritas em Matemática de alunos do 2.ºciclo, quando acompanhadas de feedback fornecido pelo professor, para o desenvolvimento da sua comunicação escrita matemática, tendo em conta as seguintes questões orientadoras: 1 - Quais as representações mais frequentemente usadas por alunos do 2.º ciclo na comunicação escrita matemática dos relatórios escritos? 2 - Quais as principais dificuldades evidenciadas por alunos do 2.º ciclo na comunicação escrita matemática dos relatórios escritos? De que forma os registos escritos permitem aos alunos identificá-las e como procuram ultrapassá-las? 3 - De que forma a utilização de comentários do professor às produções dos alunos (feedback) contribuem para o aperfeiçoamento da comunicação escrita matemática em alunos do 2.º ciclo? 4 - De que modo evolui a comunicação matemática em alunos do 2.º ciclo ao longo dos registos escritos? Optou-se por um paradigma interpretativo e uma abordagem qualitativa e foram realizados três estudos de caso, correspondentes a cada um dos alunos, Filipe, Jéssica e Isabel, respetivamente. A recolha de dados foi feita através da observação de aulas; da recolha das duas versões de cada relatório elaborado, sendo a primeira versão feita em grupo e a segunda versão realizada individualmente; entrevistas individuais realizadas a cada um dos três alunos no início do estudo e após cada uma das tarefas. A análise de dados foi feita a partir da interpretação feita aos enunciados, as estratégias e representações utilizadas e a evolução da primeira para a segunda versão. Neste estudo, o relatório escrito revelou-se de grande importância porque apelou os alunos para a descrição de procedimentos e análise dos resultados obtidos, proporcionando-lhes momentos de reflexão e de autoavaliação das suas aprendizagens, com implicações para o desenvolvimento da sua capacidade de comunicação escrita matemática. Analisando a evolução que os alunos tiveram da primeira para a segunda versão em todas as tarefas é possível verificar que, em geral, os alunos acederam às ideias apresentadas no relatório na primeira versão e utilizaram-nas para aumentar a sua capacidade de pensamento matemático. Uma das limitações foi a gestão do tempo de realização do relatório escrito, o que sugere a necessidade de ser concluído na aula seguinte.
This study seeks to understand and analyze the contribution of written productions of students in Mathematics 2nd. Cycle, when accompanied by feedback provided by the teacher to develop their written communication mathematics, taking into account the following guiding questions: 1- What are the representations most often used by 2nd. Cycle students in written communication mathematics of written reports? 2- What are the main difficulties evidenced by students of the 2nd. Cycle in written communication mathematics of written reports? How the written records allow students to identify them and how look to overcome them? 3- How does the use of teacher comments on students' productions (feedback) contribute to the improvement of written communication in mathematics pupils 2nd. Cycle? 4- How evolving communication mathematics of students in 2nd. Cycle over the written records? There was an option to an interpretative paradigm and a qualitative approach and were performed three case studies, corresponding to each of the students, Philip, Jessica and Elizabeth, respectively. Data collection was done through classroom observation, the collection of the two versions of each report, the first version done as a group and individually held second version; individual interviews with each of the three students at baseline and after each task. The data analysis was made from the interpretation of the statements, representations and the strategies used and the evolution from the first to the second version. In this study, the written report proved to be of great importance because appealed the students to the description of procedures and analysis of results, providing them with moments of reflection and self-assessment of their learning, with implications for the development of their skills on writing mathematical communication. Analyzing the evolution that students had from the first to the second version of all the tasks you can check that in general, students gained access to the ideas presented in the report on the first version and used them to increase their capacity for mathematical thinking. One limitation was the time management of completion of written report, which suggests the need to be completed in the next class.
Descrição: Tese de mestrado, Educação (Didática da Matemática), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012
URI: http://hdl.handle.net/10451/8252
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