Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/8254
Título: Conhecimento dos futuros professores do 1.º ciclo do ensino básico sobre números racionais
Autor: Tavares, Celina Maria Ramos, 1964-
Orientador: Oliveira, Hélia Margarida Aparício Pintão de, 1965-
Palavras-chave: Números racionais
Formação inicial de professores
Ensino básico (1º ciclo)
Teses de mestrado - 2012
Data de Defesa: 2012
Resumo: O presente trabalho intitulado – O conhecimento dos futuros professores do 1.º ciclo do ensino básico sobre números racionais procura compreender o desenvolvimento do conhecimento matemático para ensinar números racionais dos futuros professores do 1.º ciclo relativamente a formas de representação de números racionais e das suas conexões; ordenação, comparação, equivalência e densidade de números racionais e interpretar as dificuldades que manifestam antes e após a lecionação de uma unidade temática sobre Números Racionais, de uma disciplina da formação inicial de professores. O quadro teórico incide sobre as diferentes formas de representação dos números racionais e seus significados bem como sobre a comparação, ordenação e densidade de números racionais tópicos que constam do atual Programa de Matemática e ensinados no 1.º ciclo do ensino básico bem como o conhecimento matemático para ensinar. Assume-se que este tema é complexo e difícil para os professores em formação inicial e, por isso, torna-se premente identificar as dificuldades manifestadas e as estratégias utilizadas para resolver problemas sobre números racionais de forma a perceber o tipo de conhecimento que possuem. Este estudo segue uma abordagem qualitativa e quantitativa comparativa e de carácter exploratório tendo por base as produções escritas dos futuros professores no teste inicial, unidade temática e teste final sendo a recolha de dados efetuada numa turma de futuros professores de 1.º ciclo da Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich. A análise de dados foi orientada pelo quadro teórico apresentado neste estudo e referido anteriormente. Em termos globais, conclui-se que apenas alguns dos futuros professores possui, no início do estudo, conhecimento comum sobre números racionais pois resolve problemas acerca destes tópicos mas, tem dificuldade em produzir argumentos válidos para justificar as opções efetuadas ou para resolver problemas, evidenciando uma maior proficiência na resolução de problemas sobre ordenação de números racionais e no significado medida. Após a realização da unidade temática e das discussões efetuadas em pequeno e grande grupo, a maioria dos futuros professores consolida o seu conhecimento sobre números racionais e evidencia um conhecimento mais especializado do conteúdo conseguindo justificar as suas opções e resoluções com estratégias mais informais, sendo no tópico comparação de números racionais e no significado de quociente onde obtêm melhores resultados.
This work entitled First cycle of basic education preservice teachers’ knowledge on rational numbers aims to understand the development of mathematical knowledge for teaching rational numbers of preservice elementary teachers about the different representations of rational numbers and their connections and in the issues of comparing, ordering, equivalence and density of rational numbers and to interpret the difficulties that they have before and after a thematic unit that the researcher taught. The theoretical framework focuses on the different forms of representation and on the five subconstructs of rational numbers, as well as on comparing, ordering and density of rational numbers topics listed in the current program for the first cycle of basic education and on the mathematical knowledge to teach. It is assumed that this issue is complex and difficult for preservice teachers and therefore it is urgent to identify the difficulties experienced and the strategies used to solve problems on rational numbers in order to realize the kind of knowledge they possess. This study follows a qualitative and quantitative comparative and exploratory nature based on the written production of preservice teachers in the initial test, during the teaching unit and in the final test. The study was carried out in a class of preservice elementary teachers in a teacher training school, Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich. The data analysis was guided by the theoretical framework presented in this study and previously mentioned. Overall it appears that few preservice teachers have at the beginning of the study, common knowledge about rational numbers because they solve problems about these topics but have difficulty finding valid arguments to justify their choices, showing a higher proficiency in solving problems on ordering rational numbers and the subconstruct measure. Upon completion of the teaching unit and the discussions made in small and large group, most preservice teachers consolidate their knowledge of rational numbers and show a more specialized knowledge of content which enables them to justify their choices and solutions with more informal strategies. They get the best results in the topic of comparison of rational numbers and concerning the subconstruct quotient.
Descrição: Tese de mestrado, Educação (Didática da Matemática), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012
URI: http://hdl.handle.net/10451/8254
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