Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/8284
Título: A cultura organizacional e o papel do gestor de formação
Autor: Rodrigues, Sérgio Miguel dos Santos, 1987-
Orientador: Costa, Estela Mafalda Inês Elias Fernandes da, 1968-
Viseu, Sofia
Palavras-chave: Cultura organizacional - Portugal
Gestão da formação
Administração educacional - Portugal
Relatórios de estágio de mestrado - 2012
Data de Defesa: 2012
Resumo: O presente relatório de estágio “A Cultura Organizacional e o Papel do Gestor de Formação” aborda a questão da cultura organizacional de uma empresa de consultoria de formação, enquanto parte relevante na ação do gestor de formação. Mais concretamente, pretendeu-se com este trabalho, aferir os indicadores que contribuíram para conhecer a cultura presente na empresa, assim como compreender e perceber como é executado o trabalho de gestão, de que forma este é influenciado pela cultura organizacional e como é percecionado pelos gestores de formação. Com base no modelo de Quinn (1983) citado por Bilhim (2006) foi possível identificar uma cultura dominante, de inovação, mas também traços de outras culturas. O relatório contém cinco capítulos, de descrição, de estudo e de análise da experiência de um estagiário numa empresa de consultoria de formação: (1) quadro concetual e teórico sobre os principais conceitos presentes ao longo deste relatório; (2) a metodologia utilizada que permitiu recolher dados sobre os fenómenos organizacionais; (3) caraterização da organização; (4) pequeno estudo sobre a análise da cultura organizacional, representações e perspetivas dos gestores de formação, acerca da cultura organizacional existente na empresa; (5) experiência vivenciada e as atividades desenvolvidas pelo estagiário. A metodologia utilizada nas descrições e análises deste relatório são: as entrevistas que contribuíram para a caraterização da empresa, da cultura organizacional e do trabalho de gestão; a observação para a caraterização do trabalho do gestor assim como o funcionamento quotidiano da organização, e a pesquisa arquivista como suporte de apoio à clarificação de conceitos e caraterização da organização. Através da experiência vivenciada pelo estagiário e do pequeno estudo realizado foi possível percecionar a cultura organizacional presente, do ponto de vista, dos gestores de formação e a percecionada através do trabalho realizado no quotidiano.
This internship report “The Role of Organizational Culture and Training Manager”, addresses the organizational culture of a consulting firm formation, as a relevant part in the action of manager training. More specifically, it was intended with this work, to assess the indicators that lead us to the knowledge of the culture in this company, as well as understand and realize how work management is performed and how this is influenced by the organizational culture and how the perceived training managers. Based on the model of Quinn (1983) cited by Bilhim (2006) was possible to identify a dominant culture of innovation, but also traits of other cultures. The report contains five chapters of description, study and analysis of the experience of an intern at a consulting firm formation: (1) conceptual and theoretical framework of the main concepts presented throughout this report; (2) the methodology has allowed used to collect information on organizational phenomena; (3) characterization of the organization; (4) small study about the analysis of organizational culture, representations and perspectives the training managers, about the organizational culture existing in the company; (5 ) lived experience and the activities of the trainee. The methodology used in the descriptions and analyzes in this report are interviews that contributed to the characterization of the company's organizational culture and management work; observation for the characterization of the manager's work as well as the daily operation of the organization, and research archivist to support the clarification of concepts and characterization of the organization. Through the experience lived by the trainee and the small study it was possible to perceive the organizational culture from the point of view manager and the perceived through the work performed in the everyday.
Descrição: Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Administração Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012
URI: http://hdl.handle.net/10451/8284
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