Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/8286
Título: Competências dos professores e a integração das TIC na prática pedagógica nas ciências sociais e humanas (2.º e 3.º ciclo CEB)
Autor: Marques, Helena Margarida Matos, 1965-
Orientador: Costa, Fernando António Albuquerque, 1958-
Palavras-chave: Novas tecnologias da informação e da comunicação
Práticas pedagógicas
Ciências sociais e humanas
Organização curricular
Teses de mestrado - 2012
Data de Defesa: 2012
Resumo: Na sociedade da informação e de acordo com o Plano Tecnológico, a escola tem um papel importante no acesso às tecnologias de informação e comunicação (TIC), por parte dos seus alunos. Alguns estudos indicam que as TIC ainda não são efetivamente utilizadas nos processos de ensino e aprendizagem e quando o são, o seu uso tem muitas vezes subjacente uma perspetiva tradicional de ensino. Parece-nos relevante a realização de um estudo que procure compreender quais as competências que os docentes da área das Ciências Sociais e Humanas (2º e 3º Ciclos do Ensino Básico) devem ter para proceder à integração curricular das TIC. Pretendemos, assim, dar resposta aos seguintes objetivos: Como é que os professores integram as TIC no currículo? Que competências os professores devem ter para desenvolverem uma prática pedagógica onde se verifique a integração das TIC? Para tal, pretendemos desenvolver um estudo de caso, optando pelo paradigma interpretativo e qualitativo. A recolha de informação foi concretizada através da realização de entrevistas aos professores envolvidos e da respetiva análise de conteúdo. Complementarmente foi efetuada a análise documental das planificações de longo prazo disponibilizadas. Em termos de resultados, foram encontradas respostas para o problema definido e para os respetivos objetivos. Foram identificadas / caraterizadas as competências que os docentes devem ter para proceder à integração curricular das TIC, destacando-se a científica, a pedagógica, a relacional e a tecnológica. Esta última é fundamental e decisiva para a promoção da integração das TIC e assume-se como facilitadora do trabalho a desenvolver, no entanto, o professor deverá ter o papel de orientador no desenvolvimento do processo ensino / aprendizagem e deverá levar o aluno a assumir uma participação ativa na construção dos conhecimentos.
In the information society we live in and according to the Technological Map, school plays an important role in allowing students’ access to information and communication technologies (ICT). Some studies point out that ICTs are not yet successfully used in teaching and learning processes and when they are, their use often has a basic conventional teaching perception. It seems significant to conduct a study that looks for understanding the skills that teachers of Social and Human Sciences (2nd and 3rd Cycles of basic education) should have to proceed with the curricular integration of ICT. We therefore want to answer to the following goals: How do teachers integrate ICT in the syllabus? Which skills should teachers have to develop an academic practice where the integration of ICT is confirmed? Therefore, we intend to develop a case study, choosing a qualitative and interpretative pattern. The gathering of information was achieved by performing and analyzing interviews of the involved teachers. In addition a documentary study of long-term planning was made. In terms of results, there were identified the competencies that teachers should have in order to proceed to the curricular integration of ICT highlighting the scientific, pedagogical, relational and technological ones. The latter is fundamental and decisive for the promotion of the integration of ICT and it is assumed as a facilitator of the work to develop, however, the teacher should have the guiding role in the development of the learning and teaching process and should lead the student to take an active participation in the construction of knowledge.
Descrição: Tese de mestrado, Educação (Tecnologias de Informação e Comunicação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012
URI: http://hdl.handle.net/10451/8286
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