Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (FPCE) >
FPCE - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/830

Título: Família e escola : dois mundos, uma finalidade!
Autor: Santos, João Pedro Lourenço Gonçalves dos, 1985-
Orientador: Alves, Natália, 1958-
Palavras-chave: Formação de adultos - Portugal
Issue Date: 2009
Resumo: Este trabalho de projecto surge no contexto dum Centro Paroquial com valências na área educativa, nomeadamente: creche, jardim de infância, ATL e colégio. Através de um diagnóstico da situação constatou-se a necessidade de alterar a realidade do contacto entre pais e educadoras, procurando aproximar estas duas realidades e aumentar a qualidade do diálogo já existente. Neste sentido, Família e Escola: Dois mundos, uma finalidade! procura unir estas duas estruturas responsáveis pela educação das crianças que frequentam o Centro, uma vez que, apesar de serem dois mundos distintos, ambos têm a responsabilidade de educar as crianças sendo que esta educação será mais eficaz quão mais em sintonia estiverem. Projectaram-se várias actividades que se crê que possam fomentar o diálogo entre todos os intervenientes no processo educativo das crianças e, simultaneamente, aumentar o grau de capacidade de resposta para as dificuldades existentes.
This Project work emerges in the context of a Parochial Centre with departments in the educational area, namely day care, kindergarden, after school activities and private school. Through the diagnosis of the situation we found the need to alter the reality of the contact between parents and teachers, looking to bring these two realities closer together, and increasing the quality of the already existing dialogue. In this sense, Família e Escola: Dois Mundos, uma finalidade! (Family and School: Two Worlds, one goal!) looks to unite these two structures that are responsible for the education of the children who attend the Centre, since, although they are two different worlds, both have the responsibility of educating the children, being that this education will be more effective in the same degree that the two are attuned to one another. Various activities were projected that we believe may foment the dialogue between all the intervenients in the children's educational process and, simultaneously, increase the degree of response capacity for the existing difficulties.
Relação família-escola
Descrição: Trabalho de projecto de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2009
URI: http://catalogo.ul.pt/F/?func=item-global&doc_library=ULB01&type=03&doc_number=000569758
http://hdl.handle.net/10451/830
Appears in Collections:FPCE - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
20669_ulfp034330_tm.pdf429,02 kBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
  Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE