Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/8329
Título: Impacto da resolução de problemas nas aprendizagens da atividade vulcânica, por alunos do 7.º ano de escolaridade
Autor: Silva, Carla Isabel Cautela Mesquita da, 1971-
Orientador: Chagas, Isabel, 1952-
Kullberg, Carla
Palavras-chave: Resolução de problemas
Vulcanismo
Ensino da geologia
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2012
Data de Defesa: 2012
Resumo: Neste relatório descreve-se a prática de ensino supervisionada realizada numa escola localizada nas proximidades de Lisboa. Esta prática envolveu uma componente investigativa em que se analisou o impacto de uma estratégia baseada na resolução de problemas nas aprendizagens da atividade vulcânica, por alunos de uma turma de 7.º ano de escolaridade. Para a concretização deste trabalho procedeu-se a: (i) planeamento e implementação de 12 aulas sobre atividade vulcânica, de acordo com as orientações curriculares de Ciências Físicas e Naturais do 3.º ciclo, as metas de aprendizagem e a planificação a longo prazo da escola; (ii) recolha e análise de dados. Os dados foram recolhidos a partir da observação participante das aulas, com registos em diário de bordo, de questionários de opinião aplicados a todos os alunos, e da análise de documentos escritos. A análise dos dados decorreu ao longo da investigação com consequente reformulação das ações e no final do estudo. No decorrer das sessões, a análise focou-se no envolvimento do aluno na temática, no seu conhecimento sobre o assunto, no interesse manifestado ao longo das aulas, na forma como trabalha em grupo, na capacidade de analisar e interpretar a informação que lhe é apresentada, no modo como comunica as suas ideias ou o trabalho realizado à turma, na sua opinião acerca da forma como as aulas foram ministradas. Os resultados revelaram que os alunos se envolveram com entusiasmo nas atividades, baseando a sua apreciação positiva na sua natureza mais prática e nas aprendizagens que proporcionaram. No que diz respeito às principais dificuldades, foram assinaladas principalmente questões relacionadas com a realização da pesquisa, com o trabalho de grupo e a comunicação oral à turma do trabalho realizado. No entanto, a maioria dos alunos reconheceu a importância de trabalhar em grupo para melhorar o seu próprio desempenho, tendo reconhecido o desenvolvimento de competências de trabalho em equipa, nomeadamente o respeito pela opinião dos colegas e pelas regras de trabalho. Apesar das dificuldades enfrentadas, das quais se salientam as limitações de tempo, considera-se que a implementação deste tipo de atividades foi uma experiência extremamente positiva pelo facto de ter colocado os alunos no centro do processo de aprendizagem, levando-os a assumir um papel ativo na sua própria aprendizagem, levando-os a colaborar com os colegas na construção de um trabalho conjunto e promovendo o desenvolvimento de competências de comunicação e partilha de informação.
In this report is described a teaching practice under supervision developed in a school nearby Lisbon. This teaching practice involved an investigative dimension in which the impact of a problem solving activity centered on the volcanic activity in students’ learning, in a 7th grade science class, was analyzed. The work involved the: (i) planning and implementation of 12 sessions about volcanic activity, according to curriculum guidelines of Physics and Natural Sciences of the 3rd cycle of basic education, to the learning outcomes and to the long term school planning; (ii) collection and analysis of data. Data were collected through participant observation of all classes, with records in a research diary, through opinion questionnaires applied to all students, and through analysis of written documents. Data analysis was conducted throughout all the investigation, which allowed a constant redesign of the planned actions and at the end of the study. During the sessions, the analysis focused on students’ involvement in the topics in study, on their scientific knowledge about the subject, on the interest shown throughout the activities, on the way they work in group, on their ability to analyze and interpret the images and videos presented, on the way they communicate their ideas or their work to the class, and on their perspective about how classes were taught. The results revealed that students engaged in activities with enthusiasm, focusing their positive assessment on the practical nature of the activities and on the learning that was promoted. Regarding the main difficulties, students referred aspects related with searching the information needed, with the work of the group and with oral presentation of the work done. However, most students recognized the importance of working in group to improve their own performance, acknowledging the development of teamwork skills, namely the respect for the opinion of the colleagues and for the group rules. Despite the difficulties encountered, such as the limitation of time, we considered that the implementation of such activities has been an extremely positive experience by having placed students in the center of the learning process, making them to take an active role in their own learning, leading them to collaborate with colleagues in the construction of a shared knowledge and by promoting the development of information sharing and communication competences.
Descrição: Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino da biologia e geologia no 3.º ciclo do ensino básico e secundário, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012
URI: http://hdl.handle.net/10451/8329
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