Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (FPCE) >
FPCE - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/833

Title: Novas formas de certificação e validação de saberes e competências
Authors: Miranda, Fernanda Maria Felgueiras Pires, 1956-
Advisor: Alves, Natália, 1958-
Keywords: Formação de adultos
Aprendizagem ao longo da vida
Validação de competências
Issue Date: 2009
Abstract: Este trabalho de Projecto tem como objectivo perceber qual o impacacto do curso na vida dos participantes, após um ano da sua frequência. A abordagem qualitativa baseada em contactos directos com os formandos permitiu a exploração do tema a partir do ponto de vista dos participantes, no sentido de conhecer o impacto de um ano do curso nas suas vidas. A análise de conteúdo dos discursos dos sujeitos realçou quatro temas principais: a posição geral dos sujeitos face ao curso, o impacto do mesmo na vida pessoal e profissional dos participantes; e a importância atribuída à aprendizagem ao longo da vida. Os resultados apontam para o impacto bastante positivo das acções na vida pessoal dos participantes ao nível do seu desenvolvimento pessoal e ao nível da aprendizagem numa acepção lata. O impacto na vida profissional é experienciado em menor grau, centra-se na melhoria da capacidade para o desempenho de certas tarefas, não implicando progressão na carreira para quem está empregado nem empregabilidade para os desempregados. É amplamente salientada a importância da aprendizagem ao longo da vida, abrangendo todas as experiências de aprendizagem e também os projectos de aprendizagens futuras em que os adultos tencionam participarem.
This dissertation's goal is to understand which was the impact the course produces on participants' life, five years after their attendance. The qualitative approach based on direct contacts with the participants allowed exploring the theme from participant's point of view in order to know the impact produced on their own lives after one year. Content analysis of the participants discourses, has pointed out four main themes: The participants general position towards the Course; The impact it has produced in participants' personal and professional life; and The importance attributed to the long life learning. The results show a very positive impact of these actions on participants' life, mainly on personal development level and at learning level on a broad perspective. The impact on participants' professional life is experienced at a lower level, and it focuses on the improvement capacity for performing certain tasks, although it embraces neither career promotion for the employed nor transition to job for those unemployed. The importance of lifelong learning is highly stressed and encompassing all learning experiences as well as all future learning projects which adults have the intention to participate.
Description: Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2009
URI: http://catalogo.ul.pt/F/?func=item-global&doc_library=ULB01&type=03&doc_number=000569693
http://hdl.handle.net/10451/833
Appears in Collections:FPCE - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
20645_ulfp034334_tm.pdf450.93 kBAdobe PDFView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
  Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE