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Título: Resolução de problemas envolvendo sistemas de equações de 1.º grau a duas incógnitas : um estudo com alunos do 8.º ano
Autor: Santos, Vanessa Isabel Oliveira dos, 1985-
Orientador: Guimarães, Henrique Manuel, 1951-
Nápoles, Susana Metelo de, 1949-
Palavras-chave: Resolução de problemas
Equações
Didáctica da matemática
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2012
Data de Defesa: 2012
Resumo: O presente estudo tem como objetivo identificar e compreender as estratégias adotadas pelos alunos, bem como as dificuldades que manifestam na resolução de problemas envolvendo sistemas de equações de 1.ºgrau a duas incógnitas. De forma a desenvolver este estudo procurou-se responder a duas questões: (1) Que dificuldades os alunos evidenciam na interpretação dos enunciados dos problemas, nomeadamente no que se refere a aspetos de tradução da linguagem corrente para a linguagem matemática e reciprocamente? e (2) Que estratégias são utilizadas pelos alunos na resolução de problemas envolvendo sistemas de equações e que dificuldades manifestam? A investigação foi levada a cabo na turma A do 8.º ano de escolaridade da Escola Básica 2,3 Maria Alberta Menéres. Para tentar responder às questões acima referidas, procedi à recolha de dados através dos seguintes métodos: recolha de produções escritas dos alunos, gravação áudio das interações orais em dois grupos escolhidos criteriosamente e observação de aulas feita por mim própria e por interposta pessoa. Ao longo das aulas foram realizadas atividades vistas como favoráveis à identificação de possíveis dificuldades na tradução da linguagem corrente para a linguagem matemática e reciprocamente. Estas atividades concentraram-se sobretudo na resolução de problemas envolvendo sistemas de equações de 1.ºgrau a duas incógnitas. A análise das produções dos alunos e discussões respetivas, no que diz respeito à resolução de problemas, indica que os alunos revelam uma grande dificuldade na compreensão dos mesmos. Também é evidente a dificuldade que manifestam na expressão da linguagem corrente, quer escrita quer oral. Relativamente às estratégias de resolução de problemas, este estudo permitiu constatar que os alunos, inicialmente, optam pelo método de tentativa e erro mas, em geral, rapidamente o abandonam, optando por recorrer a equações de 1.º grau a uma incógnita ou sistemas de equações de 1.º grau a duas incógnitas.
The present study aimed at identifying and understanding student’s strategies and difficulties in solving problems involving systems of two linear equations in two unknowns, considering the following research questions: (1) What are the student’s difficulties regarding the interpretation of mathematical problems (specifically while translating mathematical vocabulary into common language and vice versa)? and (2) What are the major strategies used by the students in order to solve that kind of problems, and what difficulties do they show? The study was carried out in an 8th grade class in Maria Alberta Menéres Elementary School [Lisboa, Portugal]. To data collection I used students’ written productions in solving problems, audio recording of oral interactions in two groups and classroom observation made by myself and by my colleague. Problem solving tasks involving systems of two linear equations in two unknowns were used to better identify and understand student’s difficulties in translating from everyday language to mathematical language and vice versa. Data analysis of both the students’ written productions and the audio-recordings showed that these students had great difficulties in understanding problems statements also showing poor reading and writing skills as well as lacking an appropriate ability to justify and clearly explain their arguments. Additionally, I found that while solving problems students initially preferred the trial by error method but, in general, rapidly switched to an approach using first-degree equations with one unknown or simply chose systems of linear equations in two unknowns directly.
Descrição: Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de matemática, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012
URI: http://hdl.handle.net/10451/8330
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