Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/8346
Título: A comunicação do professor em momentos de discussão coletiva, na aula de Matemática
Autor: Miguel, Joana Rodrigues, 1989-
Orientador: Santos, Leonor, 1949-
Sezinando, Helena M. E., 1960-
Palavras-chave: Comunicação oral
Ensino da matemática
Discussão em grupo
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2012
Data de Defesa: 2012
Resumo: Este estudo visa caracterizar o discurso do professor durante os momentos de discussão coletiva nas aulas de Matemática. A metodologia segue uma abordagem de natureza interpretativa, fazendo recurso a dados quantitativos, contabilizando as intervenções dos vários participantes, e qualitativos, analisando as diferentes dimensões do discurso: dinâmica, foco, tipo de intervenção e significado. A intervenção letiva envolve a lecionação de oito aulas de noventa minutos do tema Organização e Tratamento de dados, mais precisamente do tópico Planeamento Estatístico e desenvolve-se no 2.º período do ano letivo de 2011/2012 com uma turma do 8.º ano de escolaridade da Escola E.B. 2/3 Vasco Santana na Ramada. Das cinco discussões coletivas desenvolvidas no decorrer da intervenção foram seleccionadas três, inseridas em diferentes momentos da intervenção (início, meio e fim) e com objetivos subjacentes distintos (Revisão de conceitos, Resolução coletiva de uma tarefa e Partilha e confronto de resultados e estratégias). A recolha de dados feita para esta investigação apoia-se na gravação áudio de todas as intervenções da professora durante todas as aulas. As discussões estabelecidas entre os professores, as notas retiradas durante as aulas e as reflexões realizadas pela professora servem também como dados de apoio e complementação. Os resultados obtidos evidenciam um discurso substancialmente apoiado em intervenções da tipologia Questão, seguida da Resposta. O principal significado das questões formuladas é o Pedido de Resultado e das respostas dadas é a Repetição. Conclui-se também que o discurso da professora se enquadra na Comunicação Contributiva, evidenciando ainda assim alguns progressos na transição para a Comunicação Reflexiva.
This dissertation aims at characterizing the discourse of the teacher during the group discussions in math classes. The applied methodology takes a quantitative and a qualitative approach, accounting for the intervention of the various participants and examining the different dimensions of discourse: dynamics, focus, type of intervention and meaning. The teaching practice involves eight ninety-minute classes on the theme Organization and Data processing, under the topic Statistical Planning, that took place in the eighth grade class in EB 2/3 Vasco Santana School in Ramada. Among the five collective discussions carried out during the teaching practice there were selected three ones that took place during the different moments of the teaching process (the beginning, the middle and the end) and that had different goals (Revision of concepts, Collective resolution of a task and Sharing and confrontation of the results and the strategies). Data collection on this investigation is based on the audio recording of all the interventions of the teacher during the classes. The discussions between the teachers, the notes taken during the classes and the reflection of the teacher were also used as complementing and supporting resources. The final results highlight the discourse that is substantially based on the communicative type Question and Answer. the purpose of the raised questions was the Request for the Result and the given answers were Repetition. The study showed that the teacher’s discourse is integrated in The Contributive Communication, however, evidencing some progresses on the transition to The Reflexive Communication.
Descrição: Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de Matemática, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012
URI: http://hdl.handle.net/10451/8346
Aparece nas colecções:REIT - Mestrados em Ensino

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfpie043306_tm.pdf2,54 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.