Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/8362
Título: A aprendizagem cooperativa no ensino da obtenção de matéria : heterotrofia e autotrofia : um estudo com alunos do 10º ano de escolaridade
Autor: Pereira, João Luís de Brito
Orientador: Galvão, Cecília, 1955-
Palavras-chave: Aprendizagem cooperativa
Trabalho de grupo
Didáctica das ciências
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2012
Data de Defesa: 2012
Resumo: Nos últimos anos, a investigação na área da Educação tem vindo a colocar em evidência os benefícios decorrentes da aprendizagem cooperativa, tanto no rendimento escolar dos alunos como no desenvolvimento de competências sociais. Com este estudo pretendeu-se, pois, aferir acerca da importância da implementação da aprendizagem cooperativa no processo de ensino-aprendizagem da Biologia e Geologia e quais as competências desenvolvidas, tanto no domínio atitudinal como no domínio conceptual, na lecionação da Unidade Temática: “Obtenção de Matéria – Heterotrofia e Autotrofia”. Para tal, foi selecionado um conjunto de 28 alunos de uma turma do 10º ano de escolaridade, na disciplina de Biologia e Geologia, como participantes no estudo, inseridos numa escola urbana da freguesia de Carnide, no distrito de Lisboa. Os instrumentos de recolha de dados foram diversificados, tendo-se realizado essencialmente uma abordagem qualitativa, de caráter mais descritivo, mas também quantitativa, no domínio cognitivo. Assim, recorreu-se à observação naturalista, documentos escritos produzidos pelos alunos, inquérito por questionário, grelhas de autoavaliação, miniteste e teste intermédio do GAVE. Os resultados vieram demonstrar que, no caso dos alunos participantes no estudo, a aprendizagem em grupos de trabalho cooperativo, proporcionaram positivamente o desenvolvimento de competências nos domínios atitudinal e conceptual. Por outro lado, os dados vieram revelar que estes alunos sentiram o trabalho de grupo de uma forma diferente, como processo de construção partilhada do seu conhecimento.
In recent years, research in the area of education has been highlighting the benefits of cooperative learning, both in the performance of pupils and in the development of social skills. With this study it was intended, therefore, to assess the importance of the implementation of cooperative learning in the process of Teaching and Learning of Biology and Geology and the skills developed in both the attitudinal and conceptual domain in the teaching of the Thematic Unit "Collecting Matter – Heterotrophy and Autotrophy". With this aim, 28 students from a 10th grade class of Biology and Geology were selected as study subjects, in an urban school in the Carnide area of the Lisbon district. The data collection means were diversified, essentially consisting of a qualitative approach, hence more descriptive, although also quantitative in the cognitive domain. Accordingly, naturalistic observations, written documents produced by students, questionnaire survey, self-assessment grids, minitests and the GAVE intermediate test were used. The results have shown that, for this sample, learning in groups of cooperative work, provided the positive development of competences in the conceptual and attitudinal fields. Furthermore, the data has revealed that the studied student group worked in a different way, as a cooperative construction of their shared knowledge.
Descrição: Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de Biologia e Geologia no 3º ciclo do Ensino Básico e Secundário, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012
URI: http://hdl.handle.net/10451/8362
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