Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/8366
Título: A autorrepresentação : espaço de motivação e criatividade no ensino da cultura e educação visual
Autor: Roque, Helena Cristina da Cruz Lourenço, 1974-
Orientador: Queiroz, João Paulo, 1966-
Palavras-chave: Cultura visual
Educação visual
Criatividade (Educação)
Motivação na educação
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2012
Data de Defesa: 2012
Resumo: Neste relatório apresentamos o processo de conceção, execução e análise de uma unidade didática no âmbito da disciplina de educação visual numa turma do 8º ano. O ponto de partida para o nosso trabalho teve como referência a atitude de desmotivação dos alunos face à atividade escolar em geral e em particular em relação à disciplina de educação visual. Na unidade “A autorrepresentação, através de uma assemblage” procurámos desenvolver diversos aspetos que pudessem alterar a situação referida. Delineámos assim um conjunto de estratégias enquadradas numa perspetiva construtivista de aprendizagem, com ênfase no tema, nos processos de trabalho e no ambiente da sala de aula. A seleção do tema procurou instituir um fio condutor para a abordagem de questões como a cultura visual, a criatividade, e a produção artística como fatores de influência na motivação dos alunos para a construção autónoma e responsável do seu conhecimento, assim como do seu sucesso escolar.
In this report I present the process of design, execution and analysis of a didactic unit within the discipline of visual education of an 8th grade class. The starting point for my work was based on the students’ lack of motivation towards school’s activities, in general, and the discipline of visual education, in particular. In the unit "self-representation through assemblage" my aim was to develop several aspects that could alter the concerned situation. I outlined a set of strategies considering a constructivist perspetive of learning, with emphasis on the theme, work processes and the human relations in the classroom. The selection of the theme sought to establish a guideline for addressing issues such as visual culture, creativity and artistic production as factors of influence on students' motivation for the autonomous and responsible construction of their knowledge, as well as their academic success.
Descrição: Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, 2012
URI: http://hdl.handle.net/10451/8366
Aparece nas colecções:REIT - Mestrados em Ensino

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfpie043326_tm.pdf6,13 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.