Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/8367
Título: Resolução de problemas envolvendo funções quadráticas por alunos do ensino secundário
Autor: Nunes, Guilherme Matos Dias de Sousa, 1966-
Orientador: Guimarães, Henrique Manuel, 1951-
Ferreira, Maria João Pablo da Trindade
Palavras-chave: Resolução de problemas
Dificuldades de aprendizagem
Funções (Matemática)
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2012
Data de Defesa: 2012
Resumo: O presente trabalho de cariz investigativo pretende contribuir para o estudo e a compreensão da forma como alunos do ensino secundário resolvem problemas envolvendo funções quadráticas. Mais concretamente, pretende-se estudar que estratégias e representações são utilizadas pelos alunos na resolução de problemas envolvendo funções quadráticas; que erros e dificuldades são evidenciadas pelos alunos na resolução deste tipo de problemas; e como é que os alunos mobilizam os conhecimentos adquiridos durante a unidade de ensino dedicada às funções quadráticas. O trabalho resulta da leccionação desta unidade de ensino a alunos de Matemática A, do 10º ano. A metodologia de investigação adoptada é qualitativa. Baseia-se na observação do trabalho dos alunos, durante as aulas, na observação e análise das suas produções escritas, realizadas em sala de aula, e em entrevistas realizadas a três alunos com desempenhos matemáticos diferentes.
The aim of the present investigation is to contribute to the study and understanding of problem-solving involving quadratic functions, by high school students. This means studying strategies and representations employed by students in the solution of problems involving quadratic functions; determining mistakes and difficulties that students exhibit while solving such problems; and understanding how students apprehend and employ concepts and techniques taught during classes on quadratic functions. The present work stems from these classes, taught to tenth grade students. The investigation methodology adopted is qualitative. It is based on the observation of work done by students, during classes, observation and analysis of written work, produced by them in the classroom, and on interviews given by three students with different mathematical performances.
Descrição: Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino da Matemática, Universidade de Lisboa, 2012
URI: http://hdl.handle.net/10451/8367
Aparece nas colecções:REIT - Mestrados em Ensino

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfpie043324_tm.pdf892,96 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.