Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/8376
Título: A possibilidade do conhecimento no ensino secundário
Autor: Ramos, André Filipe Conceição, 1980-
Orientador: Ferreira, Maria Luísa Ribeiro, 1944-
Palavras-chave: Ensino da filosofia
Conhecimento científico
Ensino secundário
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2012
Data de Defesa: 2012
Resumo: O relatório concernente à Prática de Ensino Supervisionada terá como fundamento o trabalho desenvolvido na Escola Secundária Eça de Queirós, em Lisboa, no âmbito do Mestrado em Ensino de Filosofia. O tema do presente relatório versará sobre a unidade IV do Programa de Filosofia 10.º e 11.º Anos - “O Conhecimento e a Racionalidade Científica e Tecnológica” -, em particular sobre o primeiro ponto - “descrição e interpretação da actividade cognoscitiva”. Para o efeito, o relatório tomará como ponto de referência a leccionação de vinte e uma aulas distribuídas por três turmas, uma de Humanidades, outra de Ciências e outra de Economia, a partir das quais virão a ser apresentadas as respectivas planificações. Encontrar-se-á, ao longo do relatório, o propósito de encarar a possibilidade do conhecimento como influência significativa na vida dos alunos. Assim, e sendo três as turmas alvo de análise, será possível aferir a eficácia de cada estratégia quando aplicada a cada uma, não podendo, de modo algum, a mesma estratégia ter o mesmo efeito em turmas distintas. Para além disto, e tendo o ensino de Filosofia o intento de provocar o desejo de conhecer nos alunos, teremos também a oportunidade de verificar de que modo as estratégias utilizadas tiveram ou não sucesso no que a tal se refere e, no caso das que não tiveram, o que deveria ter sido feito.
The report on the practice of Supervised Education Foundation will be based on the work developed at the Eça de Queirós highschool, in Lisbon, in the scope of the Master in Philosophy Teaching. The subject of the present report will focus on the 10th and 11th grade Philosophy Program’s Unit IV - “Knowledge and Scientific Technology Rationality” -, in particular on the first point - "description and interpretation of cognitive activity". To this purpose, the report shall take as a point of reference twenty-one lessons teached to three different classes, one for Humanities, another of Science and another of Economy, from which will be presented their class’ plans. You can find, throughout the report, the purpose of facing the possibility of knowledge as a significant influence in the lives of the pupils. So, and being three classes target of analysis, it will be possible to assess the effectiveness of each strategy when applied to each one, and could not, in any way, the same strategy to have the same effect in different classes. In addition, and with the teaching of Philosophy the intent to cause the desire to know in the students, we will also have the opportunity to see how the strategies used had success (or no success) in this regard and, in the case of those whose strategies did not succeed, what should have been done.
Descrição: Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de Filosofia, Universidade de Lisboa, 2012
URI: http://hdl.handle.net/10451/8376
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