Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/8377
Título: Aprendizagem mediada por projetos : uma estratégia fundamental no ensino das artes visuais
Autor: Oliveira, Joana Ferreira, 1983-
Orientador: Silva, João Castro, 1966-
Palavras-chave: Ensino artístico
Projectos educativos
Aprendizagem escolar
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2012
Data de Defesa: 2012
Resumo: O presente Relatório, elaborado no âmbito do Mestrado de Ensino das Artes Visuais no 3º Ciclo e Secundário, é referente à prática de ensino supervisionada desenvolvida no Instituto Ciências Educativas, numa turma do 12º ano de escolaridade. No contexto da sociedade atual, em constante mudança, esta reflexão concorda na premente utilização de ambientes de aprendizagem adequados à aquisição e uso de novas competências que promovam a flexibilidade e autorreflexão dos alunos. A problemática escolhida, uma aprendizagem mediada por projetos, é um modelo de aprendizagem emergente que contribui para o pleno desenvolvimento dos alunos e para a plena integração na sociedade do século XXI. Na atualidade, a relação dos alunos com as novas tecnologias remete-os, normalmente, para o papel de um utilizador que usufrui de um produto já acabado, sem ter a oportunidade de construir ou de produzir as suas próprias soluções. Com o objetivo de tornar o processo de aprendizagem mais motivante para os alunos, propusemos como projeto didático a criação de um vídeo com utilização da técnica de animação stop motion. A prática de ensino realizada no Instituto Ciências Educativas aponta para novas abordagens no papel do professor e dos alunos, contribui para o desenvolvimento da autonomia e do pensamento divergente, estimula a capacidade de refletir, de se expressar com clareza, de solucionar problemas e tomar decisões, suportando uma aprendizagem mais eficaz e motivadora.
This report, produced within the scope of the Masters degree in Art Education refers to the supervised teaching internship carried out with a 12th grade class at Instituto Ciências Educativas. In the permanently changing context of contemporary society, this reflection agrees with the use of learning environments adequate to the acquisition e use of new skills that promote the flexibility e the self-reflection for the student. The chosen theme for this work, a project-mediated learning, it’s an upcoming learning method that concurs for the full development of students e for a complete integration in the 21st century society. In the present day, the student relationship with new technologies is usually one that puts him in the role of the user of a finished product, without the capability of building or assembling their own solutions. With the purpose of making all this process more motivating to the students, we proposed a video-filming project using the stop-motion animation technique. The teaching experience achieved at Instituto Ciências Educativas points to new approaches to the roles of teacher and students, concurs to the development of autonomy and divergent thinking, stimulates the ability of reflection, of clear self-expression, of finding new solutions and taking responsibilities, supporting a more efficient and motivating learning.
Descrição: Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino das Artes Visuais, Universidade de Lisboa, 2012
URI: http://hdl.handle.net/10451/8377
Aparece nas colecções:REIT - Mestrados em Ensino



FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.