Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/8378
Título: Ensino das artes Visuais : uma proposta de avaliação para a disciplina de Oficina de Artes, 12º ano
Autor: Moreira, Isabel Maria Fernandes, 1976-
Orientador: Queiroz, João Paulo, 1966-
Palavras-chave: Estratégias de ensino
Avaliação em educação
Ensino artístico
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2012
Data de Defesa: 2012
Resumo: Este projeto inova na forma como foi aplicada a avaliação. Normalmente usada no final de cada unidade, foi, neste projeto, utilizada como ponto de partida, apontando como objetivo desmistificar esse momento inquietante na vida dos alunos. A aplicação da avaliação formativa e sumativa complementada com a avaliação criterial, numa turma de 12º ano de Artes Visuais, na disciplina de Oficina de Artes, teve o objetivo de promover o sucesso de todos os alunos. O projeto desenvolvido foi a criação de candeeiros em polipropileno, na unidade didática de Design de Equipamento na unidade curricular de Oficina de Artes e decorreu em 31 horas e 30 minutos. Os alunos envolvidos neste projecto tinham diferentes preferências e foi necessário recorrer a estratégias de ensino diferenciadas para conseguir a motivação de todos. O projeto foi desenvolvido por etapas para facilitar a organização do trabalho e o cumprimento das datas de entrega previstas. O projeto final foi complementado com a exposição dos candeeiros no bloco de Artes Visuais onde toda a comunidade escolar a pode visitar, o que se veio a revelar um enorme sucesso.
This project breaks new ground in how the evaluation was applied. Typically used at the end of each unit, was, in this project, used as a starting point, having as main aim the demystification of this troubling moment in the lives of students. The application of formative and summative assessment complemented with a criterial evaluation, on a class of year 12 of Visual Arts, on the subject Arts Workshop, aimed to promote the success of all students. The project was developed to create polypropylene lamps, in the teaching unit of Equipment Design Course at the Arts Workshop and ran in 31 hours and 30 minutes. Students involved in this project had different preferences and it was necessary to use different teaching strategies to get the motivation of all. The project was developed in stages to facilitate the work organization and to meet the expected deadlines. The project was enhanced with a final exhibition of lamps on the block of Visual Arts where the whole school community could visit it, which proved to be a huge success.
Descrição: Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino das Artes Visuais, Universidade de Lisboa, 2012
URI: http://hdl.handle.net/10451/8378
Aparece nas colecções:REIT - Mestrados em Ensino

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfpie043355_tm.pdf2,37 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.