Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (FPCE) >
FPCE - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/838

Title: Das marchas de Santo António à ópera de S. Carlos, onde fica a escola? : um estudo de caso
Authors: Coelho, Maria da Conceição, 1946-
Advisor: Cabrito, Belmiro Gil, 1949-
Keywords: Formação de adultos - Portugal
Relação escola-comunidade
Issue Date: 2009
Abstract: O presente trabalho corresponde ao produto final de construção de conhecimento, pela via de uma investigação empírica, realizada no âmbito das Ciências da Educação, na área da Formação de Adultos tendo como objecto de estudo as interacções culturais e artísticas entre o Agrupamento de Escolas Baixa-Chiado e as Instituições de Cultura e Arte do mesmo território. Como problemática de partida aborda os fenómenos da alienação cultural dos jovens provocada pela projecção da cultura de consumo e ainda da falta de sentido positivo da escola para alunos e professores. É devedor de investigações que perspectivam um novo projecto de educação através das relações do sujeito com a cultura e com a arte como resposta a esta problemática.Partilha do conceito de educação como processo global e permanente o que faz transbordar o acto, o espaço e o tempo de educar, para além da escola. Assumindo uma abordagem de carácter qualitativo, num estudo de caso, procura dar resposta à seguinte questão de pesquisa: Que perspectivas de desenvolvimento cultural e artístico podem ser configuradas num território educativo através das interacções da Escola com as Instituições de Cultura e Arte? Esta questão é suportada pelos seguintes eixos de análise: 1. Políticas na relação cultural e artística com o meio 2. Representações da Escola e das Instituições sobre a comunidade educativa 3. Acções realizadas no âmbito cultural e artístico 4. Perspectivas de articulação
This work is the final product of knowledge construction trough an empirical investigation taken in the area of Education Sciences, specific area of Adults Education. The object of this study is the cultural and artistic interactions between the Group of Schools Baixa-Chiado and the cultural and artistic Institutions from the same territory. As a starting point it approaches the problematic of youth cultural alienation, caused by mass consumption culture and the lack of school positive meaning, both for students and teachers. The study is founded in research approaches that point a new education project, focused on the relations between subject, culture and art, as an answer to this problematic. It shares a concept of education as a global and permanent process that understands the act, the space and the time to educate beyond the school. Based on a qualitative approach, in a study case, this work intends to give an answer to the following research question: Which are the perspectives for cultural and artistic development that can be design in an educational territory trough the interactions between School and Cultural and Artistic Institutions? This question is supported by the following study axes: 5. Policy in the cultural and artistic relation with its context 6. School and Institutions representations of the educational community 7. Actions taken place in cultural and artistic ground 8. Future perspectives of mutual work
Description: Tese de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2009
URI: http://catalogo.ul.pt/F/?func=item-global&doc_library=ULB01&type=03&doc_number=000565938
http://hdl.handle.net/10451/838
Appears in Collections:FPCE - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
20361_ulsd_dep.17855_tm_tese.pdf675.65 kBAdobe PDFView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
20362_ulsd_dep.17855_tm_anexos.pdf1.39 MBAdobe PDFView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
  Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE