Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/8384
Título: O fenómeno sinestésico na estruturação do pensamento criativo
Autor: Torrão, Rita Guerreiro, 1979-
Orientador: Fróis, João Pedro, 1957-
Palavras-chave: Pensamento criativo
Metacognição
Sinestesia
Ensino artístico - Portugal
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2012
Data de Defesa: 2012
Resumo: A estruturação do pensamento criativo do adolescente apresenta-se de modo “fragmentado”, em parte, devido às caraterísticas da sua experiência sensorial. Propõe-se observar a possibilidade de reconhecimento da perceção humana, segundo o “fenómeno sinestésico”, focalizando metodologias de ensino artístico e conteúdos curriculares na aprendizagem da criatividade. O nosso estudo envolveu um grupo/turma de adolescentes com idades compreendidas entre os quinze e os dezassete anos do 10º ano de escolaridade, na disciplina de Desenho. Desenhámos um conjunto de atividades pedagógicas que denominamos “experiências de fluir” que promovessem a “inteligência háptica”. Procedeu-se à observação direta de aulas. O relatório apresenta a participação dos adolescentes e resultados produzidos pelos alunos a partir da prática pedagógica docente alicerçada nas ideias inerentes aos movimentos artísticos da “Land Art” e da “Instalação” no projeto final. Verificámos haver uma carência de certos conteúdos programáticos na disciplina de Desenho e a sobrevalorização do sentido da “visão” nas metodologias de ensino das artes na escola. Observaram-se possibilidades de desenvolvimento do pensamento estético, da expressão e da criatividade estimulando competências como a “inteligência háptica” e o “fenómeno sinestésico”. A abertura da consciência humana aos fenómenos envolventes é crucial à estruturação do pensamento criativo, para tal, é necessário uma participação ativa dos intervenientes, bem como, a permeabilidade dos professores para aceitar novas perspetivas de ensino na vertente da arte experimental.
The teenage creative thought is structured presents itself in a “fragmented” way, mainly due to the characteristics of its sensorial experience. The aim is to observe the possibility of reconnaissance of the human perception, according to the “synesthetic code”, focusing on arts teaching methodologies as well as in curricular contents in creative learning. Our study involved a tenth grade class of teenagers with ages between fifteen and seventeen years old, in the subject of drawing. We drew a set of pedagogic activities which we named “flowing experiences” on order to promote “haptic intelligence”. The lessons were closely observed and analysed. This report reflects the teenagers participation and the results achieved by the students supported by a pedagogical practice based on ideas inherent to artistic movements like “Land Art” and “Installation” in the final project. We managed to understand that some contents are lacking on the subject of Drawing and that, in arts teaching methodologies in schools, the sense of vision is overrated. Possibilities of improving aesthetic thought, expression and creativity stimulating skills like “haptic intelligence” and “synesthetic code” were observed. In order to correctly structures the creative thought it is crucial for the human mind to open itself to the involving phenomena. This said, it is necessary an active participation of everyone involved and an open mind, especially from teachers, accepting new perspectives concerning experimental art teaching.
Descrição: Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas Artes de Lisboa, 2012
URI: http://hdl.handle.net/10451/8384
Aparece nas colecções:REIT - Mestrados em Ensino

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfpie043349_tm_tese.pdf7,78 MBAdobe PDFVer/Abrir
ulfpie043349_tm_Apendice_5_Sons_file0062.mp3404,12 kBMP3Ver/Abrir
ulfpie043349_tm_Apendice_5_Sons_file0064.mp3350,12 kBMP3Ver/Abrir
ulfpie043349_tm_Apendice_5_Sons_file0065.mp3542,88 kBMP3Ver/Abrir
ulfpie043349_tm_Apendice_5_Sons_file0066.mp3580,38 kBMP3Ver/Abrir
ulfpie043349_tm_Apendice_5_Sons_file0067.mp3519,25 kBMP3Ver/Abrir
ulfpie043349_tm_Apendice_5_Sons_file0068.mp3261,25 kBMP3Ver/Abrir
ulfpie043349_tm_Apendice_5_Sons_file0069.mp3488,12 kBMP3Ver/Abrir
ulfpie043349_tm_Apendice_5_Sons_file0071.mp3433,75 kBMP3Ver/Abrir
ulfpie043349_tm_Apendice_5_Sons_file0072.mp31,29 MBMP3Ver/Abrir
ulfpie043349_tm_Apendice_5_Sons_file0075.mp31,01 MBMP3Ver/Abrir
ulfpie043349_tm_Apendice_5_Sons_file0076.mp3448 kBMP3Ver/Abrir
ulfpie043349_tm_Apendice_5_Sons_file0077.mp3483,62 kBMP3Ver/Abrir
ulfpie043349_tm_Apendice_5_Sons_file0078.mp3545,5 kBMP3Ver/Abrir
ulfpie043349_tm_Apendice_5_Sons_file0079.mp3422,12 kBMP3Ver/Abrir
ulfpie043349_tm_Apendice_5_Sons_file0080.mp3317,88 kBMP3Ver/Abrir
ulfpie043349_tm_Apendice_5_Sons_file0081.mp3436 kBMP3Ver/Abrir
ulfpie043349_tm_Apendice_5_Sons_file0082.mp3310,38 kBMP3Ver/Abrir
ulfpie043349_tm_Apendice_5_Sons_file0085.mp3248,88 kBMP3Ver/Abrir
ulfpie043349_tm_Apendice_5_Sons_file0087.mp3386,88 kBMP3Ver/Abrir
ulfpie043349_tm_Apendice_5_Sons_file0090.mp3395,88 kBMP3Ver/Abrir
ulfpie043349_tm_Apendice_5_Sons_file0091.mp3314,12 kBMP3Ver/Abrir
ulfpie043349_tm_Apendice_5_Sons_file0092.mp3370 kBMP3Ver/Abrir
ulfpie043349_tm_Apendice_5_Sons_file0093.mp3437,88 kBMP3Ver/Abrir
ulfpie043349_tm_Apendices6-9.pdf12,4 MBAdobe PDFVer/Abrir
ulfpie043349_tm_Apendice_10_Musicas_Desert Blues Musikprojekt aus Mali Teil 1.mp39,2 MBMP3Ver/Abrir
ulfpie043349_tm_Apendice_10_Musicas_Franz_Liszt_ Hungarian Rhapsody No.2 Orchestra.mp39,87 MBMP3Ver/Abrir
ulfpie043349_tm_Apendice_10_Musicas_Franz_Liszt_-_Liebestraum_-_Love_Dream.mp35,46 MBMP3Ver/Abrir
ulfpie043349_tm_Apendice_10_Musicas_Franz_Liszt_-_Un_Sospiro.mp35,56 MBMP3Ver/Abrir
ulfpie043349_tm_Apendice_10_Musicas_Franz_Liszt_Hamelin_Benediction de Dieu dans la Solitude.mp316,34 MBMP3Ver/Abrir
ulfpie043349_tm_Apendice_10_Musicas_John Cage's "_4'33"_.mp34,27 MBMP3Ver/Abrir
ulfpie043349_tm_Apendice_10_Musicas_John_Cage__Dream.mp38 MBMP3Ver/Abrir
ulfpie043349_tm_Apendice_10_Musicas_John_Cage__In_A_Landscape.mp39,22 MBMP3Ver/Abrir
ulfpie043349_tm_Apendice_10_Musicas_John_Cage__Music_for_amplified_Toy_Pianos_(1960).mp311,12 MBMP3Ver/Abrir
ulfpie043349_tm_Apendice_10_Musicas_John_Cage__Music_for_Marcel_Duchamp_(1947).mp36,18 MBMP3Ver/Abrir
ulfpie043349_tm_Apendice_10_Musicas_John_Cage_-_Solo_for_Voice_52_(Aria_No._2)--Relevant.mp36 MBMP3Ver/Abrir
ulfpie043349_tm_Apendice_10_Musicas_Kieslowski_La_double_vie_de_Veronique.mp33,29 MBMP3Ver/Abrir
ulfpie043349_tm_Apendice_10_Musicas_Philip Glass_ the hours.mp37,33 MBMP3Ver/Abrir
ulfpie043349_tm_Apendice_10_Musicas_Philip_Glass_-_Koyaanisqatsi.mp32,07 MBMP3Ver/Abrir
ulfpie043349_tm_Apendice_10_Musicas_Philip_Glass_Glassworks.mp36,06 MBMP3Ver/Abrir
ulfpie043349_tm_Apendice_10_Musicas_Rachmaninov - piano concerto No.2.mp310,09 MBMP3Ver/Abrir
ulfpie043349_tm_Apendice_10_Musicas_Rimsky-Korsakov - Scheherazade.mp311,6 MBMP3Ver/Abrir
ulfpie043349_tm_Apendice_10_Musicas_Stephan Micus - Adela.mp35,33 MBMP3Ver/Abrir
ulfpie043349_tm_Apendice_10_Musicas_Stephan Micus_For Wis And Ramin [Till The End Of Time].wmv.mp311,25 MBMP3Ver/Abrir
ulfpie043349_tm_Apendice_10_Musicas_Sumi_Jo_-_Caccini_-_Ave_Maria.mp33,75 MBMP3Ver/Abrir
ulfpie043349_tm_Apendice_10_Musicas_Tinariwen - Tenere Taqhim Tossam.mp33,91 MBMP3Ver/Abrir
ulfpie043349_tm_Apendice_10_Musicas_Toumani_Diabate_-_Cantelowes_live_at_El_Real_Alcazar[1].mp34,6 MBMP3Ver/Abrir
ulfpie043349_tm_Apendices11-14.pdf22,05 MBAdobe PDFVer/Abrir
ulfpie043349_tm_Anexos.pdf1,23 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.