Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/8386
Título: Tarefas de investigação no ensino das "reações químicas" : um estudo com alunos do 8.º ano de escolaridade
Autor: Nelhas, Rute Isabel dos Santos, 1974-
Orientador: Baptista, Mónica Luísa Mendes, 1980-
Palavras-chave: Ensino da química
Reacções químicas
Conceitos científicos
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2012
Data de Defesa: 2012
Resumo: Com este trabalho pretende-se conhecer as reações dos alunos relativamente ao uso de tarefas de investigação, construídas com base no modelo dos “cinco E’s” e sobre o tema “Reações Químicas”. Para tal foram identificadas questões orientadoras deste trabalho que se relacionam com as dificuldades sentidas pelos alunos durante as fases Engagement, Exploration, Explanation e Evaluation, as dificuldades enfrentadas e potencialidades atribuídas pelos alunos à elaboração de mapas de conceitos, e a avaliação que os alunos fazem do uso de tarefas de investigação em sala de aula. A proposta didática é constituída por uma sequência de sete aulas de 90 minutos, sobre o tema “Reações Químicas”, aplicada numa turma de 28 alunos do 8.º ano de escolaridade. Como instrumentos de recolha de dados recorreu-se à observação, entrevista em grupo focado e aos documentos escritos pelos alunos. Da análise de conteúdo dos dados emergiram categorias que permitiram a organização dos mesmos. Os resultados mostraram que os alunos sentiram algumas dificuldades nas diferentes fases das tarefas, nomeadamente ler e interpretar textos, colocar questões, planear e realizar experiências, construir tabelas, tirar conclusões, escrever e realizar a reflexão sobre o trabalho desenvolvido. Relativamente à elaboração dos mapas de conceitos, os resultados revelaram, que apesar das dificuldades sentidas, os alunos conseguiram evoluir positivamente, tendo-lhes atribuído potencialidades, como a possibilidade de ser utilizado como instrumento de estudo e o facto de contribuir para o desenvolvimento de competências de raciocínio. De um modo geral, os alunos gostaram de realizar as tarefas de investigação, valorizando essencialmente a realização de experiências e o trabalho em grupo e atribuindo à sua realização uma aprendizagem mais eficiente, devido ao seu maior envolvimento e papel mais ativo.
This work aims at describing pupils’ reactions to inquiry tasks, designed according to the “5 E's model” and related to the theme “Chemical Reactions”. For this purpose, were identified study guidelines related to the difficulties experienced by pupils during phases Engagement, Exploration, Explanation, and Evaluation, the difficulties and potentialities attributed by pupils to the concept maps, and the evaluation made by pupils, related to the use of the inquiry tasks in the classroom. To achieve the presented aims, inquiry tasks are implemented during seven 90 minutes classes, concerning the subject “Chemical Reactions”. The work was carried out in a 8th grade class of 28 pupils. As instruments of data collection were used observation, focus group interviews and documents written by students. From the data content analysis emerged categories that enabled their organization. The results showed that students experienced some difficulties in the different phases of the tasks, including reading and interpreting texts, asking questions, planning and conducting experiments, building tables, drawing conclusions, writing and reflecting on the work performed, being largely overcome these during the various tasks. For the concept mapping, the data show that, despite of the difficulties, the pupils were a positive development, assigning them potentialities as the possibility of being used as a study tool and that it contributes to the development of reasoning competences. In general, pupils liked to carry out inquiry tasks, valuing basically conducting experiments and group working, and relating them with their more efficient learning, due to their greater involvement and more active role.
Descrição: Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de Física e Química para o 3.º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, 2012
URI: http://hdl.handle.net/10451/8386
Aparece nas colecções:REIT - Mestrados em Ensino

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfpie043353_tm.pdf4,21 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.