Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/8388
Título: Literacia informacional numa escola do ensino básico
Autor: Lomba, Serafim Simão Elias, 1965-
Orientador: Miranda, Guilhermina Lobato, 1956-
Palavras-chave: Literacia da informação
Novas tecnologias da informação e da comunicação
Desempenho escolar
Trabalhos de projeto de mestrado - 2012
Data de Defesa: 2012
Resumo: A Literacia de Informação é uma questão fulcral na atual sociedade da informação e do conhecimento. A quantidade de informação existente é cada vez maior e esta é cada vez mais acessível. A par do aumento da quantidade da informação tem-se verificado um aumento da informação em formatos diferentes do texto escrito. O aumento da velocidade da transmissão de dados tem vindo a facilitar cada vez mais a utilização da imagem, do áudio e do vídeo. A Internet tem desempenhado um papel fundamental nestas transformações. Com o surgimento das comunicações móveis, onde a Internet também está presente a informação assume cada vez mais um caráter ubíquo. A evolução da Web 2.0 tem facilitado a produção da informação, contribuindo ainda mais para este ciclo contínuo de aumento de informação. Neste oceano de informação é cada vez mais importante saber qual é a informação importante, como a encontrar e como aprender a lidar com ela de forma adequada. De forma a preparar os cidadãos a aprender a aprender é importante desenvolver programas de educação de literacia de informação ao longo de todo o sistema educativo. Com este projeto tentou-se melhorar a literacia de informação dos estudantes com o objetivo de melhorar os resultados escolares. A parte do projeto aqui apresentada diz respeito a dois estudos, com a duração de um ano cada. O primeiro estudo começou por recolher informação qualitativa e terminou com um teste de literacia de informação. O segundo estudo começou com um préteste, terminou com um pós-teste e pelo meio teve um programa de educação de literacia de informação. Os resultados preliminares mostram que melhores resultados de literacia de informação correspondem a melhores resultados escolares.
The Information Literacy is a key issue in today's information and knowledge society. The amount of information is growing and this is increasingly accessible. Along with the increasing amount of written information has been also an increasing of other forms of present the information. The increased speed of data transmission has facilitated the use of image, audio and video. The Internet has played a key role in these transformations. With the emergence of mobile communications, the Internet is also where this information is becoming increasingly ubiquitous character. The development of Web 2.0 has facilitated the production of the information, further to this continuous cycle of increased information. In this ocean of information is increasingly important to know what information is important, how to find it and learn how to deal with it appropriately. In order to prepare citizens ‘to learn how to learn’ is important to develop education programs for information literacy throughout the education system. With this project we tried to improve the information literacy of students with the goal of improving educational outcomes. The part of the project presented here concerns two studies lasting one year each. The first study began by collecting qualitative and ended with an information literacy test. The second study began with a pretest, ended with a post-test and in the middle had a program of information literacy education. Preliminary results show that best results of information literacy correspond to better school results.
Descrição: Trabalho de projeto de mestrado, Educação (Tecnologias de Informação e Comunicação e Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012
URI: http://hdl.handle.net/10451/8388
Aparece nas colecções:IE - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfpie043361_tm.pdf2,42 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.