Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/8389
Título: Desenvolvimento profissional e portefólios digitais
Autor: Aguincha, Maria Isilda Videira Nogueira da Silva, 1966-
Orientador: Costa, Fernando António Albuquerque, 1958-
Palavras-chave: Portefólios
Desenvolvimento profissional - Professores
Prática profissional
Trabalhos de projeto de mestrado - 2012
Data de Defesa: 2012
Resumo: A utilização de portefólios é uma prática que acontece a nível académico e no âmbito de algumas profissões, tendo sido introduzida em Portugal, nas escolas do Ensino Básico, em especial ao nível do Terceiro Ciclo, em consequência do projeto RePe que pretendia que os jovens estudantes desenvolvessem um portefólio que os acompanhasse ao longo do seu percurso. Os docentes fazem o seu caminho lado-a-lado com os estudantes, por um lado, e necessitam de dar mostra do seu desenvolvimento profissional, por outro. Para além das funções que são inerentes à prática docente, a evolução dessa prática deve ser documentada e pensada, refletida. Depois, há um conjunto de orientações que implicam que o docente, como os outros profissionais, deve sujeitar-se a um processo de avaliação, periodicamente, pelo que se mostra necessário que existam meios, de acordo com a regulamentação específica da profissão, que permitam suportar essa avaliação. Assim procurou-se conhecer o que entendem os especialistas e investigadores que têm vindo a estudar o que se faz sobre portefólio, a sua ligação ao desenvolvimento profissional dos docentes e a integração do portefólio com as Tecnologias da Informação e Comunicação, tendo como complemento a opinião de profissionais que estão nas escolas e o que existe sobre portefólio, a nível de estudos e projetos. Realizaram-se entrevistas com especialistas e investigadores e com docentes de diversos níveis de ensino, fazendo-se a análise qualitativa dos dados. Embora sabendo-se que há limitações, constrangimentos, e que surgirão muitas resistências, este projeto procura integrar o que é conhecido e o que se discute com a nossa realidade e apontar um caminho que possibilite a implementação do portefólio de desenvolvimento profissional do docente e a sua integração na prática profissional. É definida uma proposta de estrutura personalizável e facilitadora de interações que permitirá a cada docente, para além de colocar materiais, dar mostra do percurso, reflectir e interagir, de acordo com as suas opções.
The use of portfolios is a practice that happens in academia and within some professions, having been introduced in Portugal in primary schools, particularly at the third cycle, as a result of RePe project that aimed to young students developed a portfolio to accompany them along their route. Teachers make their way side by side with students on the one hand, and need to show their professional development, on the other. In addition to the functions that are inherent in the teaching practice, this practice should be documented and thought, reflected. Furthermore there is a set of guidelines that imply that teachers, like other professionals, must submit to a periodical evaluation process, so it seems necessary that, according to the specific regulation of the profession, some means allow this assessment. So we tried to understand the opinion of experts and researchers who have been studying what is done about portfolio, its connection to the teacher’s development and the integration of the portfolio within the Information and Communication Technologies in Education. In addition we took in account opinion of professionals who are in schools and the studies and projects on portfolios. There were interviews with experts and researchers and teachers of different educational levels, making the analysis of qualitative data. Although we know that there are limitations, constraints, and that there will be a strong resistance, this project tries to integrate what is known and what is being discussed about our reality and points out a way that enables the implementation of the portfolio for the professional development and its integration in the professional practice. It defined a proposed structure customizable and facilitator of interactions that allow each teacher, apart from putting materials to show the way, to reflect and interact according to their choices.
Descrição: Trabalho de projeto de mestrado, Educação (Tecnologias de Informação e Comunicação e Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012
URI: http://hdl.handle.net/10451/8389
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