Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (FPCE) >
FPCE - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/839

Título: Grupos de leitura para jovens : "Passa a palavra" : um modelo de promoção da leitura na Biblioteca Municipal do Seixal
Autor: Sanches, Tatiana Luena Baptista e, 1975-
Orientador: Magalhães, Justino, 1953-
Palavras-chave: Bibliotecas municipais - Portugal
Promoção da leitura
Práticas de leitura
Issue Date: 2005
Resumo: Os objectivos gerais da investigação prendem-se com a verificação da validade de uma metodologia de promoção da leitura: os grupos de leitura para jovens. Esta validação assentou no estudo de caso do projecto «Passa a Palavra», realizado entre 2003 e 2005 na Biblioteca Municipal do Seixal. A dissertação baseia-se em três aspectos essenciais: os grupos de leitura enquanto metodologia de promoção da leitura, as propostas de leitura que dão o conteúdo a estes grupos e os actores e relações interpessoais que sustentam a sua existência (jovens e adultos). A autora conclui, baseada nesta experiência e perante os dados recolhidos em entrevistas e inquéritos, que os grupos de leitura são uma actividade válida para a promoção de práticas de leitura e consolidação de hábitos desta natureza entre os jovens, em particular em jovens leitores já constituídos, no contexto da biblioteca pública.
The general objectives of the research are related with the verification of the validity of a methodology of reading promotion: the reading groups for young people. This validation was seated in the study of case of the project "Passa a Palavra", carried through between 2003 and 2005 in the Municipal Library of Seixal. The dissertation is based on three essential as-pects: the reading groups as a methodology of reading promotion, the interpersonal propos-als of reading that give the content to these groups and the actors and relations that support its existence (young e adult). The author concludes, based on this experience and on the data collected in interviews and inquiries, that the reading groups are a valid activity for the promotion of reading practices and consolidation of habits of this nature among the young, in particular in young constituted readers already, in the context of the public library.
Descrição: Tese de Mestrado em Ciências da Educação (Área de Especialização em Educação e Leitura) apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2005
URI: http://catalogo.ul.pt/F/?func=item-global&doc_library=ULB01&type=03&doc_number=000453837
http://hdl.handle.net/10451/839
Outros identificadores: 
Appears in Collections:FPCE - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
20359_ulfp_ulfp025317_tm.pdf1,35 MBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
Promotores do RCAAP   Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia