Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/844
Título: Aprender na diversidade : a perspectiva das crianças e jovens no âmbito do programa Escolhas
Autor: Bitti, Michelle Machado, 1983-
Orientador: Freire, Isabel Pimenta, 1952-
Palavras-chave: Educação intercultural
Data de Defesa: 2009
Resumo: No âmbito do 2.º ano do 2.º Ciclo na área de especialização em 'Educação Intercultural', e com o objectivo de realizar um estágio de natureza profissional, fui integrada na Equipa do Programa Escolhas a realizar um estudo de caso avaliativo sobre o impacto das práticas de educação intercultural nos jovens participantes dos projectos financiados. Com este estudo, pretendia-se caracterizar as práticas e experiências de educação intercultural desenvolvidas em seis projectos do Programa Escolhas, bem como avaliar o impacto das mesmas, a partir das perspectivas dos jovens que neles participam, através da auto-percepção que têm das competências pessoais e sociais adquiridas e das mudanças de atitudes sentidas. Foi no Programa Escolhas, que toda a investigação se desenvolveu, mais concretamente nos Projectos Escola Mais, PISCJA, Muse-pe na Cruz da Picada, Raiz, Contacto Cultural e Porto Seguro. A escolha destes projectos deveu-se aos critérios de diversificação de experiências e contexto geográfico. Este estudo enquadra-se numa abordagem qualitativa, cujo método foi o estudo de caso, de carácter avaliativo pois permitia obter informações relevantes acerca das práticas de educação intercultural nos seis projectos financiados pelo Escolhas e avaliar os factores que condicionavam as mudanças de atitudes e as competências pessoais e sociais nos jovens participantes dos projectos. Através deste relatório tentarei reflectir o meu desempenho durante todo o percurso, respondendo às orientações efectuadas à minha pessoa. Actualmente, e após vários meses de estágio, apenas posso fazer um balanço positivo do mesmo, avultando a minha evolução, quer conceptual, quer profissionalmente.
In the scope of the second year of the second cycle in the specialization area of 'Intercultural Education', and to undertake an internship of a professional, I was integrated into the program Picks Team to conduct a case study on the evaluation impact of the practices of intercultural education in the young participants of the projects funded. In this study, was to characterize the practices and experiences of intercultural education developed six projects in the Choices program and assess the impact of same, from the perspectives of young people involved, through self-perception that they have the skills acquired personal and social changes in attitudes and perceived. It was the Choice Program, which has developed throughout the research, specifically in Projects More School, PISCJA, Muse-pe Cruz in the bites, Root, Cultural Contact and Porto Seguro. The choice of these projects due to the criteria of diversity of experience and geographical context. This study is based on a qualitative approach, the method was the case study of the evaluation because it allows information about the relevant practices of intercultural education in the six projects funded by the choices and evaluate the factors which affect changes in attitudes and skills personal and social young participants in the projects. This report will try to reflect my performance during the entire journey, meeting the guidelines made myself. Today, after several months of training, I can only make a success of it, my large developments, whether conceptual or professionally.
Descrição: Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Educação Intercultural), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2009
URI: http://catalogo.ul.pt/F/?func=item-global&doc_library=ULB01&type=03&doc_number=000562758
http://hdl.handle.net/10451/844
Aparece nas colecções:FPCE - Dissertações de Mestrado



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