Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/847
Título: Recuperar o engenho a partir da necessidade, com recurso às tecnologias educativas: contributo do ambiente gráfico de programação Scratch em contexto formal de aprendizagem
Autor: Marques, Maria Teresa Pinheiro Martinho, 1962-
Orientador: Miranda, Guilhermina Lobato, 1956-
Palavras-chave: Tecnologias educativas
Programação
Data de Defesa: 2009
Resumo: A motivação para realizar este estudo nasceu da percepção generalizada de que os jovens parecem ser cada vez mais consumidores passivos, pouco autónomos e menos motivados intrinsecamente para a aprendizagem em contexto escolar. A necessidade que gera o engenho, a imaginação e a criatividade perdem-se para muitos ao longo do percurso escolar de 12 anos. Como consequência, os alunos não desenvolvem competências de nível superior que lhes permitam transformar-se em cidadãos críticos, criadores e construtores. Constatando a relação fácil e próxima que os jovens tendem a estabelecer com as tecnologias da informação e comunicação (TIC), bem como a ainda deficiente utilização das TIC ao serviço das aprendizagens escolares, é pertinente investigar a utilização de ferramentas de aprendizagem recentes (e.g. Scratch) na concepção de ambientes de aprendizagem estimulantes e motivadores onde o aluno tenha um papel activo. O Scratch é um ambiente gráfico de programação, que permite trabalho com media diversificados tornando fácil a criação de animações, jogos... e a sua partilha na Internet. Foi concebido no Massachusetts Institute of Technology como resposta ao problema do distanciamento entre a evolução tecnológica no mundo e a fluência tecnológica dos cidadãos e os seus criadores crêem que poderá contribuir para o desenvolvimento de competências para o século XXI, tornando os jovens criadores e inventores e, ainda, compreender a eficácia e inovação das TIC na educação matemática.Com este estudo pretendi observar, descrever e analisar o contributo do Scratch, em contexto escolar, na recuperação da necessidade criadora de agir, na promoção da motivação para desenvolver o engenho (e.g. na identificação, formulação e resolução de problemas), e na abordagem flexível do currículo de Matemática. As questões de investigação centraram-se na caracterização do ambiente de aprendizagem, consequências do trabalho desenvolvido e constrangimentos à acção. O estudo, predominantemente qualitativo, consistiu numa investigação-acção suportada num plano de métodos mistos. Fez-se uma descrição densa, com recurso a diferentes pontos de observação, incluindo pré- e pós-teste, e follow up. O estudo sugere que o Scratch tem o potencial esperado pelos seus criadores. Todavia, a progressão na programação, e utilização do Scratch de forma mais autónoma, consistente e persistente, parecem estar muito dependentes do tipo e regularidade da mediação do Professor, da continuada imersão no ambiente de aprendizagem, do trabalho com pares e dos constrangimentos colocados pelo modus operandis da Escola. Talvez o principal resultado deste estudo seja que as crianças deviam começar do zero com o Scratch (no pré-escolar), procurando desenvolver a motivação para a criação antes da motivação para o consumo.
The motivation to carry out this study stemmed from the generalized perception that nowadays youth seems to be more and more passive consumers, little autonomous and less motivated intrinsically for learning at school. The need that is the mother of invention, the imagination and the creativity all vanish in most pupils along 12 years of school. Therefore, they do not develop high level competences that can make them critical citizens, inventors and constructors. Taking into account the easy and close relation that youngsters presently establish with information and communication technologies (ICT), together with the still poor use of ICTs as learning tools at school, it is pertinent to investigate the use of modern learning tools like Scratch in the design of stimulating and motivating learning environments where the youngster can play an active role. Scratch is a new networked, media-rich programming language that makes it easy to create animations, games and share the creations on the web. It was designed at Massachusetts Institute of Technology as an answer to the fact that most people are poorly equipped, even as new technologies proliferate and play increasingly important roles in all aspects of society. Scratch creators believe that it can support the development of 21st Century Learning Skills, making young people creators and inventors, and advance understanding of the effective and innovative design of ICT for math education. With this study I intended to observe, describe and analyze the contribution of Scratch, in a formal school environment, in recovering the need, in promoting motivation to develop invention (e.g. problem identification, formulation and solving), and in the flexible approach to the Mathematics curriculum. The research questions focused on the characterization of the learning environment, on the consequences of the work carried out and on the constraints to the action. The study, essentially qualitative, consisted of an action research supported by a plan of mixed methods. A detailed description is given, with recourse to varied observation perspectives, including pre- and post-tests, and follow-up. The study suggests that Scratch has the potential expected by its creators. However, progression in programming with Scratch, and its more autonomous, consistent and persistent use, seem to be greatly dependent on the characteristics and persistency of teacher mediation and scaffolding, on the continued exposure to the learning environment, on the cooperative work with peers, and on the constraints imposed by the School modus operandis. Maybe the main outcome of this study is that kids should start from scratch with Scratch, in the kindergarten, trying to develop motivation to create, before the motivation to consume.
Descrição: Tese de mestrado, Ciências da Educação (Tecnologias Educativas ), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2009
URI: http://catalogo.ul.pt/F/?func=item-global&doc_library=ULB01&type=03&doc_number=564035
http://hdl.handle.net/10451/847
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