Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/8470
Título: Quadros interativos no ensino das ciências : um caminho a percorrer
Autor: Aparício, Rui Miguel Lourenço Martins Carvalho, 1979-
Orientador: Chagas, Isabel, 1952-
Palavras-chave: Didáctica das ciências
Novas tecnologias da informação e da comunicação
Quadros interactivos
Motivação dos alunos
Teses de mestrado - 2013
Data de Defesa: 2013
Resumo: Este estudo teve como finalidade analisar as opiniões de professores e de alunos acerca do uso do Quadro Interativo (QI) no ensino das ciências naturais: que impacto o QI tem no ensino e na aprendizagem, quais os obstáculos que os professores identificam relativamente ao seu uso e quais as apreciações dos alunos sobre as aulas em que este é utilizado. Para tal, depois de analisar o que a literatura diz sobre a integração das TIC no ensino em geral e do QI em particular, procedeu-se à construção de um recurso para ser usado em sala de aula. Neste estudo participaram quatro professoras, com diferentes anos de serviço e com diferentes vínculos profissionais e cento e dez alunos, distribuídos por quatro turmas de uma escola TEIP do concelho de Sintra. O trabalho seguiu uma metodologia de estudo de caso e a análise dos dados fez-se cruzando informação proveniente de diferentes fontes e diferentes instrumentos (analise documental, entrevistas aos professores e questionários aos alunos). Os resultados mostraram que o QI poderá ser um recurso que pode captar a atenção dos alunos e ser um agente de motivação. Para os professores o QI pode ser um excelente recurso na aplicação de conhecimentos, embora sejam da opinião que não deva ser usado em todas as aulas. Os principais obstáculos ao uso do QI nas escolas, são o número insuficiente de salas como QI, os problemas técnicos e o tempo de preparação de materiais realmente interativos.
The primary concern of this study was to analyze the opinions of teachers and students about the use of the Interactive Whiteboard (IW) in the Teaching of Natural Sciences. What impact has the IIW in teaching and learning, what obstacles teachers identify in relation to their use and what the assessments of students about classes in which it is used? After analyzing what the literature says about the integration of the ICT and the IWs in the classroom, one proceeded to the construction of a resource to be used in the classroom. Four teachers with different years of experience and with different professional bonds, and hundred and ten pupils distributed by 4 groups participated in this study. The study took place in a PIET school of district of Sintra. The work followed a case study methodology and data analysis was done by crossing information from different sources and different instruments (documentary analysis, interviews with teachers and questionnaires to students). The results showed that IWs can be a resource that can capture the students’ attention and an agent of motivation too. For teachers, IWs can be an excellent resource in the application of knowledge, although the general opinion is that it should not be a resource to be generally used. The main obstacles to the use of IWs in schools are the insufficient number of classrooms with IWs, the technical problems and the time of preparation of materials really interactive.
Descrição: Tese de mestrado, Educação (Didática das Ciências), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2013
URI: http://hdl.handle.net/10451/8470
Aparece nas colecções:IE - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfpie043376_tm.pdf2,86 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.