Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/8504
Título: Gestão e práticas de formação numa corporação de bombeiros
Autor: Silva, Maria José, 1988-
Orientador: Carvalho, Luís Miguel, 1960-
Palavras-chave: Práticas de formação
Formação contínua
Bombeiros
Relatórios de estágio de mestrado - 2012
Data de Defesa: 2012
Resumo: O presente relatório de estágio, elaborado no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação, na especialidade de Administração Educacional, foi realizado numa Corporação de Bombeiros Voluntários. Durante o estágio foram desenvolvidas atividades em torno da conceção, coordenação e organização de um curso de formação, ações de formação e eventos de sensibilização. A experiência foi bastante enriquecedora e permitiu conhecer um contexto específico de formação ao nível da sua gestão e das suas práticas; e possibilitou o desenvolvimento de competências em torno da gestão e das práticas de formação. O relatório faz uma caracterização organizacional da Corporação e descreve e analisa as atividades de gestão desenvolvidas pela estagiária. Este integra ainda um estudo que visou diagnosticar as práticas de formação realizadas naquele contexto, bem como as práticas de gestão da formação adotadas. A realização deste diagnóstico, que teve como objetivo apoiar a gestão da Corporação na reformulação da oferta formativa, constituiu uma parte importante e extensa do trabalho da estagiária. Para concretizar este estudo de caso, com propósito de diagnóstico, recorreu-se à aplicação de entrevistas ‘focus group’. O estudo revela que a formação nesta corporação é reconhecida como uma forma dos elementos poderem praticar técnicas e atualizar conhecimentos, assim como possibilidade de desenvolvimento do desempenho para a execução da atividade de prestação de socorro. Igualmente mostra que sendo reconhecida como essencial, a sua gestão e as práticas revelam carências ao nível da sua estruturação e concretização. Assim, o relatório identifica um conjunto de atividades onde podem ser introduzidas melhorias, seja ao nível da gestão da formação – como o levantamento de necessidades, o plano de formação e avaliação da formação –, seja ao nível das práticas de formação, nomeadamente, uma aposta maior na formação de formadores, possibilitando a atualização de metodologias, e a adequação das práticas às necessidades dos formandos.
This internship report developed as part of the Master Degree in Educational Sciences specifically in Educational Administration was conducted in a Volunteer Fire Brigade. The internship activities were developed around the conception, coordination and organization of a training course, training initiatives and awareness raising events. It was a very enriching experience that helped to identify a specific context of training in terms of its management and its practices and also allowed the development of skills around the management and the training practices. The report aimed to meet the characterization of the Corporation describing and analyzing the activities of management undertaken by the intern. It also includes a study that aimed to diagnose training practices carried out in that context as well as the management practices used. This diagnosis supports the management of the Corporation in reshaping the offer, and was an important part of the extensive work of the intern. To realize this case study with diagnostic purpose, we resorted to the use of focus group interviews. This study also revealed that training in this fire brigade can assist each element to practice varied techniques, and upgrade knowledge as possible development of performance for the execution of the activity of providing relief. It also shows that the management practices reveal gaps in terms of its structure and implementation. Therefore, the report identifies a number of activities which can be introduced at the management training - such as needs assessment, training plan and training evaluation – either at the level of training practices - a bigger bet in forming trainers, enabling the updating of methodologies, practices and appropriateness to the needs of the trainees.
Descrição: Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Administração Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012
URI: http://hdl.handle.net/10451/8504
Aparece nas colecções:IE - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfpie043393_tm.pdf2,26 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.