Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/8505
Título: Perceções de estudantes e professores do ensino superior sobre o ensino, as aprendizagens e a avaliação : estudo por questionário numa universidade portuguesa
Autor: Devesa, Isaura Catarina Figueira, 1987-
Orientador: Rodrigues, Pedro, 1958-
Palavras-chave: Avaliação em educação - Portugal
Ensino superior
Ensino-aprendizagem
Teses de mestrado - 2012
Data de Defesa: 2012
Resumo: Este trabalho foi realizado no âmbito de um projeto de investigação financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, intitulado AVENA, “Avaliação, Ensino e Aprendizagens No Ensino Superior em Portugal e no Brasil: Realidades e Perspetivas” (PTDC/CPE-CED/114318/2009), engloba a participação de unidades orgânicas de quatro universidades portuguesas e de três brasileiras, com o objetivo central é descrever, analisar e interpretar práticas de ensino e de avaliação desenvolvidas nos diferentes cursos destas universidades, e compreender as relações entre tais práticas, a melhoria das aprendizagens dos alunos e o seu sucesso académico. As perceções resultam normalmente da nossa experiência direta mas também do que vamos “aprendendo” através das interações que temos com outras pessoas, quer sejam colegas, professores, ou outros intervenientes. Neste sentido, em qualquer domínio, desenvolvemos perceções sobre o que acontece ou o sobre que pensamos que acontece. É neste âmbito que o presente estudo se insere, na medida em que pretende conhecer as perceções de estudantes e professores do 1º ciclo do Ensino Superior relativamente aos domínios do ensino, das aprendizagens, e da avaliação, de forma a obter-se uma visão geral comparativa entre estes atores nestes domínios. Para o efeito realizou-se uma investigação de natureza quantitativa, por inquérito, à população de estudantes e professores da Universidade de Lisboa. Os resultados foram posteriormente tratados tendo em conta as questões de investigação, sendo que foram analisados 3.373 questionários de estudantes e 456 de professores. Com eles verificou-se que afigura-se ainda muito presente o paradigma tradicional de ensino expositivo com avaliação final por teste e exame e aprendizagem passiva apesar dos sinais de abertura ao paradigma construtivista.
This work was conducted under a research project funded by the Portuguese Science and Technology Foundation, titled AVENA, “Assessment, Teaching, And Learning In Higher Education In Portugal And In Brazil: Realities And Perspectives” (PTDC/CPECED/ 114318/2009) it includes the participation of “organic units” from four Portuguese universities and three Brazilian, setting as its main goal to describe, analyze and interpret teaching and assessment practices developed in the different courses of this different universities, and to understand the relationship between such practices, the improvement of student learning and academic success. The perceptions result normally from our direct experience but also from what we "learned" through the interactions we have with others, whether they are colleagues, teachers, or other stakeholders. In this sense, in any domain, we develop perceptions about what happens or what we think it happens. It is in this context that the present study is situated, since we want to know the perceptions of students and teachers of the 1st cycle of higher education about teaching, learning, and assessment, to obtain an overview comparing these actors in these areas. To this end we carried out a quantitative survey thought questionnaire, applied to the population of students and teachers of University of Lisbon. The results were further processed, considering the research questions upon the analysis of 3.373 filed questionnaires of students and 456 of teachers. Whit them we have seen that the traditional paradigm stills very present whit the expositive teaching and the final assessment with test and exam and passive learning eventhough the sins of constructive paradigm.
Descrição: Tese de mestrado, Ciências da Educação (Avaliação em Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012
URI: http://hdl.handle.net/10451/8505
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