Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/8506
Título: Experiências de educação intercultural : a voz e a ação da turma do 6º B
Autor: Vassalo, Susana Isabel Pedro, 1980-
Orientador: Caetano, Ana Paula, 1962-
Palavras-chave: Educação intercultural - Portugal
Aculturação
Multiculturalismo
Etnografia
Teses de mestrado - 2012
Data de Defesa: 2012
Resumo: O presente estudo foi realizado numa escola localizada na periferia de Lisboa (distrito de Lisboa) numa turma multicultural do 6.º ano de escolaridade do ensino básico. Trata-se de um estudo de etnografia crítica inserido no Projeto Vozes e consistiu no desenvolvimento de uma intervenção assente em experiências de educação intercultural com a turma referida. Algumas experiências, como as dinâmicas criadas na aplicação das entrevistas focus-group, as atividades de interação com outros alunos desenvolvidas na BE/CRE (biblioteca escolar), a comemoração de efemérides e os exercícios de auto reflexão da turma através da expressão escrita, como também da expressão gráfica, musical e dramática, entre outras, foram promovidas pela diretora de turma enquanto investigadora participante neste estudo e resultaram numa dinâmica interação grupal da turma com outros intervenientes do espaço escolar; as outras foram emergindo no seio da turma e dos seus envolventes – família dos alunos, comunidade educativa e comunidade local, como a Santa Casa da Misericórdia. As redes sociais foram utilizadas para comunicação entre os alunos da turma e exposição das suas atividades. O objetivo geral da investigação consistiu em compreender como as experiências de educação intercultural promovem a participação dos alunos no seu próprio processo de aprendizagem, nas atividades da turma e na vida escolar. Inerente ao processo metodológico escolhido, seguiu-se um processo cíclico e repetitivo de diagnóstico, reflexão e ação que foi acompanhado pelo registo sistemático dos acontecimentos, através do diário de bordo da investigadora, tendo também sido analisados os trabalhos produzidos pelos próprios alunos. Através da análise dos dados, essencialmente de modo qualitativo, verifica-se que após a implementação deste projeto de intervenção os alunos melhoraram o seu desempenho escolar e desenvolverem competências transversais, principalmente ao nível da comunicação, autonomia, criatividade e espírito de grupo e de solidariedade, para além das competências relativas aos métodos de trabalho e de estudo.
This study was directed conducted in a school located on the suburbs of Lisbon (Lisbon district) in a multicultural sixth grade class, basic education. This is a study of critical ethnography inserted in a project called Projeto Vozes, which consisted in developing an intervention / action based on intercultural education experiences with the initial referred class. Some activities have been promoted and developed / implemented by the class tutor as participant in this study; other activities were developed including the class group emerged within the class group and other participants, such as the family and other, bigger, communities (Santa Casa, Social Networks...). The purpose of this research was to understand if and how the promotion of intercultural education experiences contributes to pupils' motivation towards school enthusiasm for school, and its contribution to enlarge their participation and for their knowledge recognition, as a class at school. Within the methodology chosen, a cyclical and repetitive diagnostic process was used, followed by a reflection and action systematically recorded in the logbook of the researcher as well as the works produced by the students themselves. After the implementation of this project a qualitative data analysis was applied to data collected. The analysis showed that students improved their scholar performance and developed transversal skills, especially in communication, autonomy, creativity, team spirit, solidarity and work and study methods.
Descrição: Tese de mestrado, Ciências da Educação (Educação Intercultural), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012
URI: http://hdl.handle.net/10451/8506
Aparece nas colecções:IE - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfpie043394_tm.pdf14,97 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.