Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (FPCE) >
FPCE - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/851

Title: Preocupações de carreira e percepção de competências : um estudo de caso para a gestão de talentos na Capgemini Portugal
Authors: Oliveira, Cátia Patrícia Silva de
Advisor: Lima, Maria do Rosário M., 1959-
Keywords: Desenvolvimento das carreiras
Qualificações profissionais
Preocupações de carreira
Teses de mestrado - 2009
Issue Date: 2009
Abstract: Numa época em que mudanças profundas se sucedem, as organizações procuram cada vez mais atrair e reter os indivíduos que se identificam com os seus princípios e valores e que manifestam os melhores desempenhos. Tendo como base o Modelo do Desenvolvimento da Carreira de Donald Super e a Perspectiva Construtivista de Mark Savickas, bem como o Modelo de Competências de Bartram, o presente estudo tem como objectivo proceder a um Estudo de Caso na Capgemini Portugal através da relação entre preocupações de carreira e percepção de competências a desenvolver nas funções de estagiário de um programa de desenvolvimento na área das tecnologias de informação. Ao se avaliarem as preocupações de carreira e as competências percepcionadas, tem-se igualmente como objectivo contribuir com a elaboração de um instrumento a ser utilizado pela Organização na retenção de talentos'. Globalmente, os resultados confirmam as hipóteses formuladas, enfatizando a necessidade de considerar as tarefas do desenvolvimento da carreira como um processo contínuo de aprendizagem e adaptação ao contexto actual. Reforça-se, ainda, a importância de aumentar a competitividade e adaptabilidade dos colaboradores através do reforço das suas competências. São também apresentadas as limitações metodológicas do presente estudo e sugestões de investigações futuras.
In a changing world, organizations increasingly try to attract and retain workers who are identified with its principles and values and also who can show the best performance. Based on Donald Super's career theory, Mark Savickas's constructivist perspective and Bartram's competencies model, this study aims to make a case study in Capgemini Portugal exploring the relationship between career concerns and competencies perception of trainees working on IT's. It is also intended to contribute with an evaluation instrument to be used by the Organization for retention of talents. Overall, the results confirm the assumptions made and emphasize the need to consider career development tasks as a process of continuous learning and adaptation. It is also suggested the importance of increasing competitiveness and adaptability of employees by enhancing their skills. Some final remarks are made about methodological limitations of this study and suggestions for future researches are presented.
Description: Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia dos Recursos Humanos, do Trabalho e das Organizações), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2009
URI: http://catalogo.ul.pt/F/?func=item-global&doc_library=ULB01&type=03&doc_number=000560113
http://hdl.handle.net/10451/851
Appears in Collections:FPCE - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
19160_ulsd_dep.17739_Tese_Mestrado_Catia_Oliveira.pdf308.83 kBAdobe PDFView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
19161_ulsd_dep.17739_AnexoI.pdf136.74 kBAdobe PDFView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
19162_ulsd_dep.17739_AnexoII.pdf30.79 kBAdobe PDFView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
19163_ulsd_dep.17739_AnexoIII.pdf9.52 kBAdobe PDFView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
19164_ulsd_dep.17739_AnexoIV.pdf12.14 kBAdobe PDFView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
19165_ulsd_dep.17739_AnexoV.pdf9.92 kBAdobe PDFView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
19166_ulsd_dep.17739_Output_Quadro_1.spv10.83 kBUnknownView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
19167_ulsd_dep.17739_AnexoII.pdf30.79 kBAdobe PDFView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
19168_ulsd_dep.17739_Output_Quadro_3.spv190.59 kBUnknownView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
19169_ulsd_dep.17739_Output_Quadro_4.spv33.73 kBUnknownView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
19170_ulsd_dep.17739_Output_Quadro_5.spv68.73 kBUnknownView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
19171_ulsd_dep.17739_Output_Quadro_6.spv19.85 kBUnknownView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
19172_ulsd_dep.17739_Output_Quadro_7.spv17.66 kBUnknownView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
19173_ulsd_dep.17739_Output_Quadro_8.spv41.73 kBUnknownView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
19174_ulsd_dep.17739_Output_Quadro_9.spv9.23 kBUnknownView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
19175_ulsd_dep.17739_Output_Quadro_10.spv28.56 kBUnknownView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
19176_ulsd_dep.17739_Output_Quadro_11.spv8.32 kBUnknownView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
  Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE