Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/8516
Título: Mediação escolar e o aluno como mediador de conflitos
Autor: Almeida, Ana Filipa Simões de, 1989-
Orientador: Caetano, Ana Paula, 1962-
Palavras-chave: Educação intercultural - Portugal
Mediação de conflitos
Mediação escolar
Insucesso escolar - Portugal
Relatórios de estágio de mestrado - 2012
Data de Defesa: 2012
Resumo: O presente trabalho realizado no âmbito de um estágio curricular na área de Educação Intercultural apresenta e reflete sobre o processo de criação e desenvolvimento de um Gabinete de Mediação numa escola da área metropolitana de Lisboa, onde foi diagnosticada a existência de conflitos. Este Gabinete justifica-se, no sentido em que não existia até à presente data um dispositivo de resolução e/ou prevenção de conflitos. Esta é uma escola de pouco sucesso escolar, o que se verifica através de indicadores como a idade que os alunos têm em cada ano escolar, sendo este um dos fatores que favorece o conflito assim como a grande diversidade cultural existente. Este Gabinete de Mediação foi sendo desenvolvido durante o estágio curricular, no sentido de realizar uma mediação escolar ao nível dos diversos agentes educativos da mesma. Assim, no decorrer do desenvolvimento deste Gabinete, surgiu a ideia de envolver os alunos mais velhos na mediação, começando pela sua formação, com vista ao desenvolvimento de competências de mediação. Esta foi uma forma de promover a participação dos alunos nos problemas de conflito que a escola apresenta e de estes ajudarem na sua prevenção e diminuição. Deste modo, os alunos escolhidos para participarem no projeto foram os que se encontravam a frequentar o 8º ano, uma vez que os do 9º ano irão abandonar a escola, na sua maioria, no seguinte ano letivo.
This work performed under a curricular area in Intercultural Education presents and reflects on the process of creation and development of an Office of Mediation in a school in the metropolitan area of Lisbon, where was diagnosed the existence of conflicts. This Office is justified in the sense that did not exist up until now a device resolution and / or conflict prevention. This school is a little academic success, which is verified through indicators such as age students are in each school year, which is a factor that favors the conflict as well as the great cultural diversity. The Office of Mediation was being developed during the traineeship, to conduct school mediation at the various educational agents thereof. Thus, during the development of this Cabinet, the idea of involving older students in mediation, starting with their training, to develop skills of mediation. This was a way to promote student participation in the conflict problems that the school provides and these help in its prevention and reduction. Thus, students chosen to participate in the project were those who were attending the 8th year since the 9th grade will leave school, mostly in the following academic year.
Descrição: Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Educação Intercultural), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012
URI: http://hdl.handle.net/10451/8516
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