Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/8605
Título: Reflexão (crítica) sobre o tema da ação no ensino secundário
Autor: Gomes, Ricardo Miguel Gaspar, 1980-
Orientador: Moura, José Barata, 1948-
Ximenez, Teresa
Palavras-chave: Ensino da filosofia
Ensino secundário
Acção - Filosofia
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2012
Data de Defesa: 2012
Resumo: É com a finalidade de dar a conhecer o trabalho desenvolvido ao longo do Mestrado em Ensino de Filosofia, bem como sobre ele refletir e discernir implicações, que o presente Relatório de Prática de Ensino Supervisionada se apresenta. Porque tal empreendimento é contextualizado, não pode deixar de lhe anteceder, por um lado, uma caracterização da envolvência social da escola e dos alunos. E, por outro, o enquadramento da disciplina e da unidade curricular não só à luz do Programa e da Lei de Bases do Sistema Educativo, como também, de textos de referência internacional. A unidade, à volta da qual este relatório se giza, diz respeito ao tópico primeiro da segunda unidade do programa do 10.º ano de escolaridade: A Ação Humana – Análise e Compreensão do Agir. Rubrica lecionada na Escola Secundária Dr. Azevedo Neves, de que as planificações, materiais formativos e avaliativos, tal como as estratégias utilizadas, serão apresentados e fundamentados ao longo deste relatório. Ao relato das aulas dadas e ilações, da fundamentação das estratégias e recursos utilizados, segue-se-lhe uma apropriação crítica e prospetiva. Reflete-se sobre a sua pertinência pedagógica, seu alcance e limitações, à luz dos objetivos programáticos sempre em “diálogo” com autores de referência filosófica. Para além da análise da concordância com os objetivos visados, este exercício crítico, colocará a hipótese de um redireccionamento de problematização em vista a potencialização da consecução das finalidades perspetivadas.
This final report pertaining to my supervised teaching sessions aims not only to make known the work developed in the master's degree in philosophy of education, but also to reflect upon it and determine its implications. Given that this project is set in a specific context, it must be preceded, firstly, by a description of the social surroundings of the school and its students; and, secondly, the framework of the subject and the course, not only in light of the Program and the Basic Law of the Educational System, but also of international reference texts. This report revolves around the curricular unit pertaining to the first topic of Unit II of the 10th grade programme: Human Action - Analyzing and Understanding the Act, a theme taught in Dr. Azevedo Neves Secondary School to two different classes. All lesson plans, training and evaluative materials, as well as strategies, will be presented and substantiated throughout this report. After reporting the lessons and its conclusions, as well as the logical reasoning behind the strategies and resources used, a critical and prospective appropriation ensues; a consideration of its pedagogical relevance, scope and limitations, considering the curricular objectives and always in "dialogue" with philosophical references. In addition to analysing its agreeance with the proposed objectives, this critical exercise, focused on the set of problems raised by action, will put forward the possibility of redirecting this set of problems in order potentiate the achievement of the established goals.
Descrição: Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de Filosofia, Universidade de Lisboa, 2012
URI: http://hdl.handle.net/10451/8605
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