Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/8629
Título: Efeito das propriedades segmentais em tarefas de consciência segmental, de leitura e de escrita
Autor: Alves, Dina Caetano 1977-
Orientador: Faria, Isabel Hub, 1949-
Freitas, Maria João, 1964-
Palavras-chave: Língua portuguesa - Fonologia
Consciência linguística - Na criança
Segmentação (Linguística)
Escrita - Estudo e ensino
Leitura - Estudo e ensino
Teses de doutoramento - 2013
Data de Defesa: 2013
Resumo: O principal objectivo deste estudo é o de contribuir para o conhecimento do efeito das propriedades segmentais no desempenho de operações metassegmentais. Apesar de este tipo de operações constituírem um recorrente foco de investigação, tanto na área da saúde como na do ensino, actualmente, pouco se sabe sobre o impacto das propriedades intrínsecas aos segmentos em tarefas de consciência segmental, de leitura e de escrita, na medida em que a maioria dos estudos desenvolvidos se debruça holisticamente sobre a interacção entre consciência fonológica e alfabetização. A fim de preencher parte das lacunas observadas nesta área, estabeleceu-se como objectivo geral a identificação do efeito de propriedades fonológicas, especialmente das relativas ao vozeamento, ao modo e ao ponto de articulação, inerentes ao sistema consonântico do Português Europeu, no desempenho de tarefas de consciência segmental e de escrita e leitura emergentes. Definiram-se dois objectivos específicos: (i) descrever o efeito das propriedades segmentais numa tarefa de consciência segmental, realizada por crianças com baixo conhecimento ortográfico; (ii) descrever o efeito das propriedades segmentais em tarefas de escrita e de leitura de palavras e de pseudopalavras, realizadas pelos mesmos sujeitos. Com vista à concretização dos objectivos propostos, foram aplicadas provas de consciência segmental, de leitura e de escrita (de palavras e de pseudopalavras) a um grupo de 48 crianças com fraco domínio, embora não patológico, do princípio alfabético. Globalmente, a amostra revelou melhores resultados na prova de consciência segmental (Prova do Intruso) do que nas provas de escrita e de leitura (Provas B). Verificaram-se efeitos das propriedades segmentais que caracterizam as consoantes testadas (efeitos fonológicos e fonéticos), em particular das relativas ao modo de articulação, como também efeitos das propriedades ortográficas, tanto na Prova do Intruso como nas Provas B. Por último, observou-se uma assimetria entre a emergência de propriedades segmentais no desenvolvimento fonológico (conhecimento fonológico implícito) e o processamento metassegmental destas propriedades (conhecimento fonológico analítico), na medida em que, dependendo do tipo de tarefa a executar, as crianças parecem explorar de forma diferente o conhecimento (meta)linguístico de que dispõem.
The main goal of this study is to contribute to the knowledge of the effect of segmental properties performing metassegmental operations. Although they are a recurrent focus of investigation, both in health and in education, at present, little is known about the impact of these properties when children perform segmental awareness tasks or reading and writing tasks, because most of the studies focus holistically on the interaction between phonological awareness and literacy. In order to fill some of the gaps observed in this area, the goal defined is to verify and describe the effect of phonological properties, especially those relating to voicing, manner and place of articulation inherent to the consonantal system of European Portuguese, performing segmental awareness and reading/writing tasks, considering two general goals: (i) to describe the effect of segmental properties in a segmental awareness taskheld performed by children with low reading and writing knowledge; (ii) to describe the effect of segmental properties in writing and reading tasks of words and pseudowords, carried out by the same children. To achieve the goals proposed, some tasks of segmental awareness, reading and writing (of words and pseudowords) were applied to a group of 48 children with low knowledge, although not pathological, of alphabetic principle. Overall, the sample showed better results on the segmental awareness task (Oddity Task) than on the reading and writing tasks (Tasks B). Effects of segmental properties that characterize the tested consonants were observed (phonetic and phonological effects), in particular those concerning the manner of articulation, as well as the effects of orthographic properties, in all tasks applied (Oddity Task and Tasks B). Finally, it was verified an asymmetry between the emergence of segmental properties on phonological development (implicit phonological knowledge) and metassegmental processing of these properties (analytic phonological knowledge) because, depending on the kind of task to perform, children seem to explore their (meta)linguistic knowledge differently.
Descrição: Tese de doutoramento, Linguística (Psicolinguística), Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2013
URI: http://hdl.handle.net/10451/8629
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