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Título: Conhecimento distribuído com a web 2.0: Perceções de docentes em relação a uma ação de formação em regime de blended-learning
Autor: Santos, Óscar Leal dos
Jorge, Idalina
Palavras-chave: Blended learning
Comunidades de aprendizagem online
Desenvolvimento profissional docente
Data: 1-Dez-2012
Editora: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Citação: II Congresso Internacional TIC e Educação
Resumo: Este trabalho teve por objetivo avaliar as perceções de 86 docentes em relação a uma ação de formação online realizada no contexto de formação contínua de professores, pertencentes a 20 Agrupamentos de Escolas dos concelhos de Sesimbra, Setúbal e Palmela. A ação de formação creditada com o título “Conhecimento Distribuído com a Web 2.0” foi realizada pelo Centro de Formação Ordem de Santiago em regime de blended learning. Foi concebida com o objetivo de criar materiais didáticos em formato digital, para organização e partilha de informação e criação de conhecimento e de autoformação por parte dos docentes. Foi construído um ambiente de aprendizagem suportado na plataforma de comunicação Ning. No fim da ação foi aplicado um questionário de avaliação das diversas dimensões do curso que constituiu a base para o estudo que aqui se apresenta. As dimensões avaliadas foram 1) design da plataforma, 2) estratégias e atividades, 3) conteúdos, 4) materiais, 5) gestão do tempo, 6) tutoria, 7) interação online, 8) atitude em relação ao ensino online e 9) disponibilidade para frequentar o ensino online. Os professores foram ainda indagados acerca do regime utilizado e sobre a possibilidade de voltarem a frequentar ações de formação em regime de blended learning. Os resultados obtidos revelam que os docentes têm perceções bastante positivas sobre a aprendizagem online. A larga maioria dos docentes (82,9%) indicou ainda que no futuro prefere optar por ações de formação em regime de blended learning. Este estudo vai ainda ser desenvolvido no que diz respeito ao conceito de satisfação dos docentes com a formação, relacionando-o com a relevância dos conhecimentos e competências adquiridos para a alteração das práticas profissionais e a visibilidade da atividade dos docentes junto a comunidade escolar.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/8671
ISBN: 978-989-69999-8-4
Aparece nas colecções:IE - GIETS - Comunicações e Conferências

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