Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/8673
Título: Longe da vista, perto da validação? As Tecnologias e Metodologias de E-learning (TMEL) no reconhecimento de competências a distância nos processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC), no âmbito da Educação e Formação de Adultos (EFA)
Autor: Félix, Pedro
Jorge, Idalina
Palavras-chave: Educação e Formação de Adultos
Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências
Reconhecimento de competências a distância
Tecnologias e Metodologias em e-Learning
Data: Nov-2012
Editora: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Citação: II Congresso Internacional TIC e Educação
Resumo: As TMeL no RVCC, no âmbito da EFA é um estudo exploratório que resulta de um trabalho de investigação realizado no âmbito do curso de mestrado em Tecnologias e Metodologias em e- Learning, para a obtenção do grau de mestre, pela Faculdade de Ciências e Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Constitui móbil deste estudo investigar a viabilidade do recurso às TMe-L no reconhecimento de competências a distância nos processos de RVCC. As questões de investigação são: Qual a perceção da viabilidade e potencialidade da utilização das TMeL do ponto de vista institucional, pedagógico e operacional?; Quais as competências digitais dos elementos da equipa do CNO?; Qual a percepção do nível de formação e necessidades formativas dos elementos da equipa?; Quais as práticas das equipas no recurso às TMeL? Com os resultados objectiva-se relacionar as formas de operacionalização do reconhecimento de competências a distância com recurso às TMeL, com a percepção de viabilidade das TMeL, as competências digitais e a formação da equipa. Este estudo incidiu sobre um CNO da NUT III – Lezíria do Tejo. Participaram a directora e a coordenadora do CNO, 3 profissionais de RVC e 6 formadores. Os instrumentos de recolha de dados utilizados foram um inquérito por questionário, aplicado a profissionais de RVC e Formadores, e inquérito por entrevista, dirigida à coordenação pedagógica e direcção. Os dados recolhidos apontam para uma visão positiva da utilização das TMeL, competências informáticas relativamente adequadas à aplicação das TMeL, mas uma utilização pouco diversificada, não fazendo os informantes uso do verdadeiro potencial das TMeL no processo de RVCC.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/8673
ISBN: 978-989-96999-8-4
Aparece nas colecções:IE - GIETS - Comunicações e Conferências

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ticeduca pedro e idalina.pdf108,29 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.