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Título: Coaching breve orientado para as soluções:projecto de avaliação da sua eficácia na prevenção do distress e na promoção do eustress em contexto profissional
Autor: Garrido, Rui Miguel de Jesus
Orientador: Rafael, Manuel, 1962-
Palavras-chave: Stress profissional
Coaching
Satisfação profissional
Teses de mestrado
Issue Date: 2009
Resumo: O stress profissional é imprescindível para o bom desempenho individual, dada a sua importância na gestão de desafios e ameaças no quotidiano. No entanto, a sua expressão como eustress parece proporcionar melhores índices de bem-estar e de desempenho do que a sua expressão como distress, o que tem levado a um crescente foco da literatura no desenvolvimento de conhecimentos e técnicas para a promoção do eustress no trabalho. Uma prática que visa corresponder a estes requisitos é o coaching breve orientado para as soluções (CBOS), que é uma aplicação em coaching dos princípios teórico-práticos da terapia breve orientada para as soluções. O CBOS visa a promoção de dimensões psicológicas como o optimismo, o coping focado na tarefa, o saborear dos desafios e dos momentos positivos, a internalidade de controlo, o sentido de coerência, a resiliência, e a auto-eficácia geral. A promoção destas dimensões é apontada pela pesquisa como sendo preventiva do surgimento de distress, e promotora da geração de eustress. É, portanto, expectável que uma técnica que promova o desenvolvimento individual destas características, como o CBOS procura fazer, também consiga produzir resultados positivos no que concerne à gestão do stress profissional, através da prevenção de sentimentos de distress e da geração de estados afectivos de eustress. O presente projecto visa expor um racional metodológico que permita testar esta possibilidade. O CBOS deverá ser aplicado na forma de business coaching, junto de uma amostra de profissionais, e o método proposto recorre à análise de dados quantitativos e qualitativos por meio de modelos de equações estruturais e de análise de conteúdo. São discutidos os resultados previstos, bem como as limitações do design de investigação. Propõem-se ainda direcções para pesquisa futura neste domínio.
The experiencing of occupational stress is an essential condition for satisfactory individual performance, given the central role it plays in the management of everyday challenges and threats at work. Notwithstanding, its expression as eustress appears to provide for better well-being and performance results than happens for its distress configuration. This has led to a growing research focus on the development of valid techniques for the generation of eustress at work. Solution-focused brief coaching (SFBC), the coaching-form adaptation of the general principles and practices of solution-focused brief therapy, intends to be one such technique. It makes its hallmark to promote the development of psychological dimensions such as optimism, task-focused coping, the savoring of challenges and positive moments, an internal sense of control over events, a sense of coherence, resilience, and general self-efficacy. The promotion of these dimensions has been pointed out by past research as being preventive of feelings of distress, and promoting of the generation of eustress. Therefore, it is to be expected that a technique that will promote the individual development of such dimensions, as SFBC attempts to, will also show positive results insofar as concerns the management of occupational stress, via both the deterrence of feelings of distress, and the generation of affective states of eustress. This project attempts to lay out a methodological rationale by which this possibility may be empirically tested. SFBC is to be applied in the form of business coaching, on a sample of professional workers. The proposed method recurs to the analysis of quantitative and qualitative data, by means of SEM and content analysis. A discussion of the expected results ensues. The limitations to the research design are also debated, and directions for further research are proposed.
Descrição: Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia dos Recursos Humanos, do Trabalho e das Organizações), 2009, Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: http://catalogo.ul.pt/F/?func=item-global&doc_library=ULB01&type=03&doc_number=000559953
http://hdl.handle.net/10451/870
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