Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/8730
Título: Comunicação da ciência e web 2.0
Autor: Santos, Thiago Henrique, 1982-
Orientador: Pombo, Olga, 1946-
Palavras-chave: Web 2.0
Ciência 2.0
Divulgação científica
Ciência cidadã
Remix
Teses de mestrado - 2011
Data de Defesa: 2011
Resumo: Os processos comunicativos estão na base da construção da própria ciência. Como tal, segundo a teoria de McLuhan, estão sujeitos à mudança dos meios pelos quais esta comunicação é feita, o que acaba por alterar a própria comunicação em si. Meio é mensagem, e nos últimos anos estamos acompanhando a solidificação de um novo meio digital, a Web 2.0, que permite novas formas de interação e provoca mudanças na forma como a ciência é feita, seja ao nível horizontal da comunicação legitimadora entre os pares, seja ao nível vertical da comunicação entre as gerações (ensino), seja ao nível transversal da comunicação entre ciência e sociedade. O que vemos hoje é a constituição de uma nova cultura acostumada à abundância e livre acesso à informação, que está no centro de uma revolução cultural e comunicativa que afeta diretamente a maneira como produzimos e comunicamos a ciência.
Communicative processes underlie the construction of science itself. As such, according to McLuhan's theory, the means by which this communication is made are subject to change, which ultimately alter the very communication itself. Medium is the message, and in recent years we have been tracking the solidification of a new digital media, Web 2.0, which enables new forms of interaction and causes changes in how science is done, whether at the level of horizontal legitimating communication among peers, the vertical level of communication between generations (education) and the transversal level of communication between science and society. What we witness today is the creation of a new culture accustomed to plenty and free access to information, which is at the center of a cultural and communicative revolution that directly affects the way we make and communicate science.
Descrição: Tese de mestrado em História e Filosofia das Ciências, apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Ciências, 2011
URI: http://hdl.handle.net/10451/8730
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