Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/8743
Título: Os professores como autores e editores de recursos educativos digitais:uma investigação-ação na escola
Autor: Campos, Fernando Rui Pinheiro, 1962-
Orientador: Ramos, José Luís Pires, 1936-
Matos, João Filipe, 1950-
Palavras-chave: Teses de doutoramento - 2013
Data de Defesa: 2013
Resumo: O presente estudo consiste numa investigação aos processos de uso e criação de recursos educativos digitais (RED) na escola, com o objetivo de compreender a forma da integração de RED nas práticas educativas e o papel dos professores enquanto autores e editores desses recursos. A metodologia geral do estudo adotada foi a investigação-ação, realizada no contexto de um agrupamento de escolas e implicou o recurso a intervenções formativas de carácter reflexivo e sistemático, combinando os ciclos de formação com os processos de recolha de dados. Foram usados diversos instrumentos de recolha de dados tais como questionários, a escala LORI (Learning Object Review Instrument), entrevistas focus-group, entrevistas individuais, notas de investigação e a técnica de “Think aloud”. Os resultados obtidos mostraram que os professores combinam recursos tradicionais com recursos digitais no seu modo de trabalho educativo e, quando usam recursos digitais, não alteram significativamente a sua estratégia pedagógica. Os dados revelam que é escasso o conhecimento dos professores sobre recursos educativos existentes e disponíveis em repositórios digitais e que são ainda significativas as necessidades de formação neste domínio. O estudo permitiu ainda identificar fatores que os professores levam em consideração durante os processos de criação dos seus próprios recursos e apresenta evidências acerca das dificuldades sentidas pelos professores enquanto autores e editores de recursos educativos digitais, nomeadamente as dificuldades organizacionais, pedagógicas relacionadas com a falta de formação específica e dificuldades técnicas, considerando a relativa complexidade de algumas tecnologias e aplicações especificamente desenhadas para apoiar este tipo de processos.
This study consists of research on the use and creation of digital learning resources (DLRs) in schools and its intention is to understand the way DLRs are integrated into teachers’ practices and the roles teachers have as resource authors and editors. The methodology adopted in the study is that of action-research, undertaken in a school cluster and involved using systematic, reflexive teacher education, combining training cycles and data collection. This study used various types of data collection instruments such as questionnaires, LORI scale (Learning Object Review Instrument), focus-group interviews, field led notes and think aloud protocols. Results show that teachers combine traditional resources with digital ones in their practice and that when using DLRs they do not change their pedagogical strategies significantly. Data reveal that knowledge teachers have of DLRs available in educational repositories is scarce and that training in this area is thus very much needed. The study also helped identify the factors that practitioners take into account when creating their own resources and shows evidence of the difficulties they feel as DLR authors and editors. These difficulties are organizational and pedagogical in scope and nature and are related to the lack of specific as well as technical skills and knowledge, due to the fact that technologies and applications which have been designed to support this kind of process are relatively complex.
Descrição: Tese de doutoramento, Educação (Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2013
URI: http://hdl.handle.net/10451/8743
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