Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/875
Título: Relação entre qualidade de vida no trabalho e indicadores de satisfação profissional
Autor: Guedes, Simone Cardoso
Orientador: Lima, Maria do Rosário M., 1959-
Palavras-chave: Qualidade de vida
Satisfação profissional
Teses de mestrado
Data de Defesa: 2009
Resumo: O presente estudo enquadra-se no âmbito de um projecto de investigação sobre a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) que, entre outros aspectos, visa o desenvolvimento de um instrumento de medida para avaliar a percepção da importância e da frequência da QVT em indivíduos inseridos no mercado de trabalho. Tem-se como principal objectivo analisar a relação entre a QVT e indicadores de Satisfação Profissional, através da aplicação do Inventário de Qualidade de Vida no Trabalho Versão para Investigação (Rafael & Lima, 2008) e de uma Ficha de dados pessoais, numa amostra de 310 adultos trabalhadores, com pelo menos seis meses de trabalho na mesma função e na mesma organização. Os resultados obtidos indicam uma relação entre a percepção da frequência QVT e os diferentes indicadores de Satisfação Profissional, principalmente no que se refere aos indicadores relacionados com a família e o lazer. Partindo do princípio que a relação entre o trabalho e a vida familiar é um factor crítico da percepção da QVT e da Satisfação profissional dos colaboradores, as organizações devem cada vez mais contemplar na gestão dos recursos humanos o desenvolvimento de carreira dos indivíduos.
This study frames in a research about Quality of Work Life (QWL). Among other aspects, the research intends to develop a measure to evaluate the perception of the QWL importance and frequency in individuals already working in the labour market. The main goal is to study the relation between QWL and professional satisfaction indicators. Using the Quality of Work Life Questionnaire (Rafael & Lima, 2008) and Personal Data Questionnaire. The sample is composed by 310 employed adults with at least six months of professional experience in the same function and organization. The results indicate a relation between the perception of QWL frequency and the different professional satisfaction indicators, especially in what concerns relationships between work and personal life. Considering this result as a critical issue for the QWL and professional satisfaction perception of the employees, organizations should emphasise the individual's career development in human resources management.
Descrição: Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia dos Recursos Humanos, do Trabalho e das Organizações), 2009, Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: http://catalogo.ul.pt/F/?func=item-global&doc_library=ULB01&type=03&doc_number=000560105
http://hdl.handle.net/10451/875
Aparece nas colecções:FPCE - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
18750_ulsd_dep.17744_Capa_da_monografia.pdf528,33 kBAdobe PDFVer/Abrir
18751_ulsd_dep.17744_tese1.pdf247,46 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.