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Título: Função paterna e comportamentos delinquentes em rapazes adolescentes
Autor: Lago, Teresa Marília Velez Mira
Orientador: Matos, Manuel, 1943-
Palavras-chave: Comportamentos de risco
Delinquência
Paternidade
Teses de mestrado
Issue Date: 2009
Resumo: Tomando em consideração a investigação que tem sido realizada no âmbito dos comportamentos de risco na adolescência, propusemo-nos a estudar a função paterna em adolescentes com comportamentos delinquentes. O nosso objectivo foi apurar qual o papel do pai na expressão deste tipo de comportamentos na adolescência, procurando a possível influência de um défice da função paterna. Com esta finalidade, numa amostra de 94 adolescentes do sexo masculino, aplicámos os seguintes instrumentos de medição: uma escala de comportamentos delinquentes, construída por nós com base nos itens utilizados por FONSECA (1992); o Parental Bonding Instrument (PARKER, TUPLING, & BROWN, 1979); e a pergunta de resposta aberta Quando pensas no teu pai, o que é que te ocorre? , anteriormente utilizada no estudo de NODIN e LEAL (2005). Esperávamos que a frequência de comportamentos delinquentes fosse superior nos indivíduos que reportam estilos de educação paternos de baixo cuidado (hipótese 1) e igualmente superior nos indivíduos com representação paterna aparentemente negativa (hipótese 2). Os resultados empiricamente obtidos vão no sentido da confirmação apenas da primeira hipótese do nosso estudo. Apontamos as limitações e outras possibilidades de investigação.
Taking in account the investigation carried through in the scope of risk behaviours in adolescence, we proposed ourselves to study the paternal function in adolescents with delinquent behaviours. We were aiming to understand father's role in the expression of this kind of behaviours in adolescence, searching for a possible influence of a paternal function deficit. Therefore, in a sample of 94 male adolescents, we used the following measurement instruments: a scale of delinquent behaviours, based on the one employed by FONSECA (1992); the Parental Bonding Instrument (PARKER, TUPLING, & BROWN, 1979); and the open response question When you think about your father, what occurs to you? , as used in the study of NODIN and LEAL (2005). We expected that the frequency of delinquent behaviours were higher in individuals who reported paternal education styles of low care (hypothesis 1), and equally higher in individuals with apparently negative paternal representations (hypothesis 2). Our empirical results support only the first hypothesis of our study. We point out the limitations of this study and some other possibilities of investigation.
Descrição: Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia Clínica e da Saúde - Núcleo de Psicologia Clínica Dinâmica), 2009, Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: http://catalogo.ul.pt/F/?func=item-global&doc_library=ULB01&type=03&doc_number=000559775
http://hdl.handle.net/10451/882
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