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Título: Contributo ao estudo do funcionamento mental na deliquência juvenil com base no processo de separação-individuação
Autor: Faustino, Susana Pires de Matos Morgadinho
Orientador: Matos, Manuel, 1943-
Palavras-chave: Separação-individuação
Adolescência
Deliquência juvenil
Teses de mestrado
Issue Date: 2009
Resumo: No presente trabalho procedeu-se ao estudo do funcionamento mental nos adolescentes com o diagnóstico de delinquência, em situação de internamento em Centros Educativos. Foram definidos quatro objectivos principais: 1) Caracterizar o processo de separação-individuação nos adolescentes com diagnóstico de delinquência internados em Centros Educativos; 2) Analisar o processo de separação-individuação em função de variáveis familiares, tais como o tipo de família e pais juntos ou separados; 3) Analisar o processo de separação-individuação em função de variáveis anamnésicas, tais como ter ou não sido amamentado e com quem viveu até aos 6 anos; 4) Analisar o processo de separação-individuação em função de variáveis do contexto institucional, tais como motivo do internamento, Medida Tutelar Educativa aplicada e existência ou não de delitos anteriores. Participaram no estudo 30 adolescentes do sexo masculino com idades compreendidas entre os 14 e os 18 anos. Utilizou-se um questionário, o Separation-Individuation Test of Adolescence (SITA), adaptado por Geada (1992) para a população portuguesa. Construiu-se, ainda, uma Ficha de Recolha de Informação referente a dados sócio-demográficos, anamnésicos e do contexto institucional. Os resultados mostram um padrão problemático no processo de separação-individuação dos adolescentes. Não foram encontradas diferenças significativas no processo de separação-individuação em função das variáveis familiares, anamnésicas e do contexto institucional analisadas. Contudo, sobressai o valor significativo da Ansiedade de Destruição, quando existem delitos anteriores. Apesar das limitações deste estudo, ele revelou-se pertinente para o incremento do conhecimento sobre o funcionamento mental nesta população específica, sendo, no entanto, de todo o interesse a sua replicação com uma amostra de maior dimensão.
In this work we developed the study of the mental functioning in delinquent adolescents population that has been admitted to Educative Centers. Four main aims have been defined: 1) Characterize the process that follows the separation-individuation process in adolescents diagnosed with delinquency that have been admitted in Educative Centers; 2) Analyze the separation-individuation process in respect to the multiple familiar variables such as the type of family and parents which may divorced or not; 3) Analyze the separation-individuation process regarding amnesic variables such as having breastfed or not and the family with which the individual has lived up to the age of six years old; 4) Analyze the separation-individuation process regarding the variables of the institutional context such as the grounds for the admittance, Tutelary Educative Measure used and the existence of prior felonies. This study surveyed 30 male adolescents with ages between 14 and 18 years old. We used the survey Separation-individuation Test of Adolescence (SITA), adapted by Geada (1992) for the Portuguese population. Furthermore we created an Information Research Table concerning data related to social demographic conditions, amnesic and institutional context elements. The results showed a problematic pattern in the separationindividuation process of adolescents. In addition, no significant differences were found in the separation-individuation process concerning the analyzed and above referred variables. Even though, the study has shown the important value of the Anxiety of Destruction when in presence of prior felonies. Despite this study's limitations, this work has proved to contribute to the acquisition of knowledge regarding mental functioning in this specific population, and it would be interesting to repeat it with a larger sample.
Descrição: Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia Clínica e da Saúde - Núcleo de Psicologia Clínica Dinãmica), 2009, Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: http://catalogo.ul.pt/F/?func=item-global&doc_library=ULB01&type=03&doc_number=000559774
http://hdl.handle.net/10451/883
Appears in Collections:FPCE - Dissertações de Mestrado

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