Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (FPCE) >
FPCE - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/886

Título: A utilização do questionário como instrumento de avaliação da plataforma Moodle e da avaliação final de cursos e-learning
Autor: Andrade, Lia Maria Gomes de, 1985-
Orientador: Afonso, Natércio, 1948-
Palavras-chave: E-learning
Avaliação da formação
Relatórios de estágio de mestrado - 2009
Issue Date: 2009
Resumo: No âmbito do ciclo de estudos conducente ao grau de mestre em Ciências da Educação, mais propriamente na área de especialização em Administração Educacional , e com o propósito de realizar um estágio de natureza profissional, candidatei-me a uma vaga para estagiário numa Associação para a promoção da Sociedade do Conhecimento, a Sociedade Digital. Localizada na Grande Lisboa, na zona das Laranjeiras. A Sociedade Digital visa a promoção da Sociedade do Conhecimento, através de iniciativas levadas a cabo na Sociedade Civil e Empresarial. Desde acções de Formação até à organização de eventos, a Sociedade Digital procura criar a dinâmica necessária para que a evolução tecnológica e os novos meios de informação e comunicação não passem ao lado dos cidadãos e das empresas. Neste sentido, integrei, participei e colaborei nas diferentes tarefas afectas à Associação, desenvolvendo ao mesmo tempo experiência profissional e aprendizagens ligadas ao exercício da gestão da formação. Concomitante com as tarefas descritas, desenvolvi um projecto relevante para a Associação. Elaborei um questionário online para avaliar a plataforma moodle e os cursos disponibilizados pela instituição. A fortiori caracterizei detalhadamente a Associação; realizei uma revisão da literatura sobre a temática da recolha de informação, sobre plataforma moodle, sobre a estrutura organizacional das organizações e sobre a Formação e avaliação da formação. Com este relatório, pretendo reflectir e dar a conhecer o meu desempenho profissional durante os 5 meses na Sociedade Digital, que considero ter sido positivo, tanto pela contribuição que foi possível dar à Instituição como pelos conhecimentos adquiridos e transmitidos. Realçando o aperfeiçoamento no contacto com o público e o progresso no exercício da actividade formativa.
Related to the cycle of studies which lead to the qualification of master in Ciências da Educação (Science Education), specifically in the area of Educational Administration, and with the intent of carrying on a professional training, I candidated for a vacant possession in an Association that promotes the Sociedade do Conhecimento (Society of Knowldege), the Sociedade Digital (Digital Society). This association is in Lisbon, in Laranjeiras. The Digital Society aims at the promotion of the Society of Knowldege, through the initiatives of the Sociedade Civil e Empresarial. From training people to the organization of events, the Digital Society tries to create the dynamics which are necessary for the technological evolution and in order to the new means of communication not going by unseen by the citizens and the enterprises. This way, I participated and collaborated in different tasks related to the Association, developing professional experience and learning the management of the training process. At the same time, I developed a relevant project for the Association. I elaborated an online questionnaire in order to evaluate the moodle platform and the courses available in the institution. A fortiori I characterised the Association in detail and I produced a Literature Review on the subject of the information I had gathered: related to the moodle platform, the organizational structure of the organizations and the training/evaluation of the learning process. With this report, I intend to reflect on the issue and show my professional performance during the five months I spent in the Sociedade Digital, which I consider positive, considering my contribution to the institute and what I learned. I enhance the perfectioning of the contact with the public and the progress in the exercise of the training activity.
Descrição: Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Administração Educacional), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2009
URI: http://catalogo.ul.pt/F/?func=item-global&doc_library=ULB01&type=03&doc_number=000557816
http://hdl.handle.net/10451/886
Appears in Collections:FPCE - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
18685_ulsd_dep.17656_Relatorio_Lia.pdf461,28 kBAdobe PDFView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
18686_ulsd_dep.17656_Anexo_1.JPG879,24 kBJPEGThumbnail
View/Open
Restrict Access. You can request a copy!
18687_ulsd_dep.17656_Anexo_2.pdf87,28 kBAdobe PDFView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
18688_ulsd_dep.17656_Anexo_3.pdf37,73 kBAdobe PDFView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
18689_ulsd_dep.17656_Anexo_4.JPG476,86 kBJPEGThumbnail
View/Open
Restrict Access. You can request a copy!
18690_ulsd_dep.17656_Anexo_4_Sumarios_do_curso.JPG332,23 kBJPEGThumbnail
View/Open
Restrict Access. You can request a copy!
18691_ulsd_dep.17656_Anexo_4_Sumarios_do_curso_criado.JPG547,46 kBJPEGThumbnail
View/Open
Restrict Access. You can request a copy!
18692_ulsd_dep.17656_Anexo_5.pdf3,32 kBAdobe PDFView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
18693_ulsd_dep.17656_Anexo_6_Plano_do_projecto_de_estagio.pdf35,33 kBAdobe PDFView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
18694_ulsd_dep.17656_Anexo_7_Projecto_Estagio_Questionario.pdf135 kBAdobe PDFView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
Promotores do RCAAP   Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia