Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/890
Title: Câmara Municipal de Coimbra : uma organização que aprende?
Author: Amaral, Carina Isabel Santos, 1984-
Advisor: Pinhal, João, 1948-
Keywords: Administração educacional
Formação profissional
Poder local
Relatórios de estágio - 2008
Defense Date: 2008
Abstract: A cada dia que passa torna-se mais importante a aposta na formação profissional dos colaboradores das organizações. Cada vez mais esta aposta se constitui num imperativo para que a competitividade aumente, para que as organizações acompanhem o progresso e os colaboradores se tornem mais produtivos. Tendo em conta que este é um estágio que se insere na Área de especialização de Administração Educacional, nada melhor do que desempenhar um papel de Técnica Superior no Gabinete de Gestão de Formação de um Município como o de Coimbra, que investe imenso na formação dos seus trabalhadores. Este relatório diz então respeito ao estágio que aconteceu no referido Gabinete da Câmara Municipal de Coimbra, entre os meses de Novembro de 2007 e Junho de 2008. Foi desenvolvido um trabalho muito intenso, onde aprendi muitas coisas e desenvolvi competências importantes, que me abriram portas para a entrada no mundo do trabalho. Tive a oportunidade de desempenhar várias tarefas de Técnica Superior e de participar em muitas actividades, que vão sendo descritas ao longo do trabalho. Neste estágio foi desenvolvido também um pequeno projecto de investigação denominado Câmara Municipal de Coimbra: uma organização que aprende? . A organização que aprende é uma organização que tem a capacidade de aprender, renovar e inovar continuamente, que tem como premissa a aprendizagem pela experiência. Segundo Peter Senge, este tipo de organização é o resultado da convergência de cinco disciplinas (Pensamento sistémico, domínio pessoal, modelos mentais, visão compartilhada e aprendizagem em grupo. Para que as organizações fossem capazes de aprender estas cinco disciplinas deveriam funcionar em conjunto, sendo responsável pela integração das demais, o pensamento sistémico.
Every day that passes it becomes more important to bet on professional training of employees of organizations. Increasingly this bet is imperative to the increase of competitiveness, so that organizations could monitor the progress and employees become more productive.Given that, this is a stage that is within the specialization area of Educational Administration, nothing better than play the role of Technical Education in the Gabinete de Gestão de Formação of a city such as Coimbra, which invests a lot in training their workers. The report refers to the stage that happened in that Office, between November 2007 and June 2008. It developed a very intensive work, where I learned many things and develop important skills, which opened me doors to enter into the world of work. I had the opportunity to perform various tasks of Technical Education and to participate in many activities, which are being described throughout the report.In this stage was also developed a small research project called "Câmara Municipal de Coimbra: a learning organization?". The learning organization is an organization that has the ability to learn, renew and innovate continuously, which is the premise for the learning experience. According to Peter Senge, this type of organization is the result of the convergence of five disciplines (systemic thinking, field personnel, mental models, shared vision and learning in groups. To be a learning organization it's necessary to learn these five disciplines by letting them work together. It's the systemic thinking which is responsible for the integration of the others.
Description: Relatório de estágio realizado no âmbito do Ciclo de Estudos conducente ao Grau de Mestre em Ciências da Educação (Administração Educacional), apresentado à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2008
URI: http://catalogo.ul.pt/F/?func=item-global&doc_library=ULB01&type=03&doc_number=000551664
http://hdl.handle.net/10451/890
Appears in Collections:FPCE - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
18614_ulsd_dep.17403_capas.pdf164,43 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy
18615_ulsd_dep.17403_Relatorio.pdf6,83 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy
18616_ulsd_dep.17403_Anexo_1.ppsx109,59 kBUnknownView/Open    Request a copy
18618_ulsd_dep.17403_Anexo_2.pdf219,15 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy
18619_ulsd_dep.17403_Anexo_3.ppsx94,77 kBUnknownView/Open    Request a copy
18620_ulsd_dep.17403_Anexo_4.ppsx61,02 kBUnknownView/Open    Request a copy
18621_ulsd_dep.17403_Anexo_5_Dia_1.ppsx1,09 MBUnknownView/Open    Request a copy
18622_ulsd_dep.17403_Anexo_5_Dia_ 2.ppsx748,48 kBUnknownView/Open    Request a copy
18623_ulsd_dep.17403_Anexo_5_Dia_3.ppsx764,3 kBUnknownView/Open    Request a copy
18624_ulsd_dep.17403_Anexo_5_Dia_4.ppsx1,02 MBUnknownView/Open    Request a copy
18625_ulsd_dep.17403_Anexo_5_Ficha.pdf68,75 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy
18626_ulsd_dep.17403_Anexo_5_manual.pdf2,57 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy
18627_ulsd_dep.17403_Anexo_6_Expressao_Corporal.pdf87,29 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy
18628_ulsd_dep.17403_Anexo_6_30_As_reclamacoes.pdf56,73 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy
18629_ulsd_dep.17403_Anexo_6_30_como_lidar_com_queixas.pdf177,11 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy
18630_ulsd_dep.17403_Anexo_6_30_Escute_me.pdf30,52 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy
18631_ulsd_dep.17403_Anexo_6_30_sugestoes.pdf49,97 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy
18632_ulsd_dep.17403_Anexo_6_30_sugestoes_135-99.pdf188,87 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy
18633_ulsd_dep.17403_Anexo_6_Dia_1_Inicial.ppsx217,48 kBUnknownView/Open    Request a copy
18634_ulsd_dep.17403_Anexo_6_Dia_2_e_3.ppsx2,8 MBUnknownView/Open    Request a copy
18635_ulsd_dep.17403_Anexo_6_Ficha_Tecnica.pdf35,46 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy
18636_ulsd_dep.17403_Anexo_6_manual_ inicial.pdf1,39 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy
18637_ulsd_dep.17403_Anexo_6_observe_os_clientes.pdf28,83 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy
18638_ulsd_dep.17403_Anexo_6_O_Cliente.pdf29,02 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy
18639_ulsd_dep.17403_Anexo_6_passos.pdf45,46 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy
18640_ulsd_dep.17403_Anexo_6_Sorriso.pdf24,82 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy
18641_ulsd_dep.17403_O_que_nao.mpg56,11 MBMPEGView/Open    Request a copy
18642_ulsd_dep.17403_Anexo_7_As_reclamacoes.pdf56,78 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy
18643_ulsd_dep.17403_Anexo_7_Atendimento_personalizado.pdf64,02 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy
18644_ulsd_dep.17403_Anexo_7_como_lidar.pdf177,11 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy
18645_ulsd_dep.17403_Anexo_7_Dia_1.ppsx814,85 kBUnknownView/Open    Request a copy
18646_ulsd_dep.17403_Anexo_7_Dia_2.ppsx778,91 kBUnknownView/Open    Request a copy
18647_ulsd_dep.17403_Anexo_7_Dia_3.ppsx1,03 MBUnknownView/Open    Request a copy
18648_ulsd_dep.17403_Anexo_7_Dizer_nao.pdf41,07 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy
18649_ulsd_dep.17403_Anexo_7_gerir_situacoes_de_insatisfacao.pdf46,37 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy
18650_ulsd_dep.17403_Anexo_7_manual_Reciclagem.pdf1,16 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy
18651_ulsd_dep.17403_Anexo_7_O_que_nao_se.mpg56,11 MBMPEGView/Open    Request a copy
18652_ulsd_dep.17403_Anexo_7_observe_os_clientes.pdf28,92 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy
18653_ulsd_dep.17403_Anexo_7_Os_quatro_trunfos.pdf272,29 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy
18654_ulsd_dep.17403_Anexo_8.pdf162,54 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy
18655_ulsd_dep.17403_Anexo_9.pdf139,04 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy
18656_ulsd_dep.17403_Anexo_10.pdf141,35 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy
18657_ulsd_dep.17403_Anexo_11.pdf40,91 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.