Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (FPCE) >
FPCE - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/890

Título: Câmara Municipal de Coimbra : uma organização que aprende?
Autor: Amaral, Carina Isabel Santos, 1984-
Orientador: Pinhal, João, 1948-
Palavras-chave: Administração educacional
Formação profissional
Poder local
Relatórios de estágio - 2008
Issue Date: 2008
Resumo: A cada dia que passa torna-se mais importante a aposta na formação profissional dos colaboradores das organizações. Cada vez mais esta aposta se constitui num imperativo para que a competitividade aumente, para que as organizações acompanhem o progresso e os colaboradores se tornem mais produtivos. Tendo em conta que este é um estágio que se insere na Área de especialização de Administração Educacional, nada melhor do que desempenhar um papel de Técnica Superior no Gabinete de Gestão de Formação de um Município como o de Coimbra, que investe imenso na formação dos seus trabalhadores. Este relatório diz então respeito ao estágio que aconteceu no referido Gabinete da Câmara Municipal de Coimbra, entre os meses de Novembro de 2007 e Junho de 2008. Foi desenvolvido um trabalho muito intenso, onde aprendi muitas coisas e desenvolvi competências importantes, que me abriram portas para a entrada no mundo do trabalho. Tive a oportunidade de desempenhar várias tarefas de Técnica Superior e de participar em muitas actividades, que vão sendo descritas ao longo do trabalho. Neste estágio foi desenvolvido também um pequeno projecto de investigação denominado Câmara Municipal de Coimbra: uma organização que aprende? . A organização que aprende é uma organização que tem a capacidade de aprender, renovar e inovar continuamente, que tem como premissa a aprendizagem pela experiência. Segundo Peter Senge, este tipo de organização é o resultado da convergência de cinco disciplinas (Pensamento sistémico, domínio pessoal, modelos mentais, visão compartilhada e aprendizagem em grupo. Para que as organizações fossem capazes de aprender estas cinco disciplinas deveriam funcionar em conjunto, sendo responsável pela integração das demais, o pensamento sistémico.
Every day that passes it becomes more important to bet on professional training of employees of organizations. Increasingly this bet is imperative to the increase of competitiveness, so that organizations could monitor the progress and employees become more productive.Given that, this is a stage that is within the specialization area of Educational Administration, nothing better than play the role of Technical Education in the Gabinete de Gestão de Formação of a city such as Coimbra, which invests a lot in training their workers. The report refers to the stage that happened in that Office, between November 2007 and June 2008. It developed a very intensive work, where I learned many things and develop important skills, which opened me doors to enter into the world of work. I had the opportunity to perform various tasks of Technical Education and to participate in many activities, which are being described throughout the report.In this stage was also developed a small research project called "Câmara Municipal de Coimbra: a learning organization?". The learning organization is an organization that has the ability to learn, renew and innovate continuously, which is the premise for the learning experience. According to Peter Senge, this type of organization is the result of the convergence of five disciplines (systemic thinking, field personnel, mental models, shared vision and learning in groups. To be a learning organization it's necessary to learn these five disciplines by letting them work together. It's the systemic thinking which is responsible for the integration of the others.
Descrição: Relatório de estágio realizado no âmbito do Ciclo de Estudos conducente ao Grau de Mestre em Ciências da Educação (Administração Educacional), apresentado à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2008
URI: http://catalogo.ul.pt/F/?func=item-global&doc_library=ULB01&type=03&doc_number=000551664
http://hdl.handle.net/10451/890
Appears in Collections:FPCE - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
18614_ulsd_dep.17403_capas.pdf164,43 kBAdobe PDFView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
18615_ulsd_dep.17403_Relatorio.pdf6,83 MBAdobe PDFView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
18616_ulsd_dep.17403_Anexo_1.ppsx109,59 kBUnknownView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
18618_ulsd_dep.17403_Anexo_2.pdf219,15 kBAdobe PDFView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
18619_ulsd_dep.17403_Anexo_3.ppsx94,77 kBUnknownView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
18620_ulsd_dep.17403_Anexo_4.ppsx61,02 kBUnknownView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
18621_ulsd_dep.17403_Anexo_5_Dia_1.ppsx1,09 MBUnknownView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
18622_ulsd_dep.17403_Anexo_5_Dia_ 2.ppsx748,48 kBUnknownView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
18623_ulsd_dep.17403_Anexo_5_Dia_3.ppsx764,3 kBUnknownView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
18624_ulsd_dep.17403_Anexo_5_Dia_4.ppsx1,02 MBUnknownView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
18625_ulsd_dep.17403_Anexo_5_Ficha.pdf68,75 kBAdobe PDFView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
18626_ulsd_dep.17403_Anexo_5_manual.pdf2,57 MBAdobe PDFView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
18627_ulsd_dep.17403_Anexo_6_Expressao_Corporal.pdf87,29 kBAdobe PDFView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
18628_ulsd_dep.17403_Anexo_6_30_As_reclamacoes.pdf56,73 kBAdobe PDFView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
18629_ulsd_dep.17403_Anexo_6_30_como_lidar_com_queixas.pdf177,11 kBAdobe PDFView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
18630_ulsd_dep.17403_Anexo_6_30_Escute_me.pdf30,52 kBAdobe PDFView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
18631_ulsd_dep.17403_Anexo_6_30_sugestoes.pdf49,97 kBAdobe PDFView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
18632_ulsd_dep.17403_Anexo_6_30_sugestoes_135-99.pdf188,87 kBAdobe PDFView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
18633_ulsd_dep.17403_Anexo_6_Dia_1_Inicial.ppsx217,48 kBUnknownView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
18634_ulsd_dep.17403_Anexo_6_Dia_2_e_3.ppsx2,8 MBUnknownView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
18635_ulsd_dep.17403_Anexo_6_Ficha_Tecnica.pdf35,46 kBAdobe PDFView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
18636_ulsd_dep.17403_Anexo_6_manual_ inicial.pdf1,39 MBAdobe PDFView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
18637_ulsd_dep.17403_Anexo_6_observe_os_clientes.pdf28,83 kBAdobe PDFView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
18638_ulsd_dep.17403_Anexo_6_O_Cliente.pdf29,02 kBAdobe PDFView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
18639_ulsd_dep.17403_Anexo_6_passos.pdf45,46 kBAdobe PDFView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
18640_ulsd_dep.17403_Anexo_6_Sorriso.pdf24,82 kBAdobe PDFView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
18641_ulsd_dep.17403_O_que_nao.mpg56,11 MBMPEGView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
18642_ulsd_dep.17403_Anexo_7_As_reclamacoes.pdf56,78 kBAdobe PDFView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
18643_ulsd_dep.17403_Anexo_7_Atendimento_personalizado.pdf64,02 kBAdobe PDFView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
18644_ulsd_dep.17403_Anexo_7_como_lidar.pdf177,11 kBAdobe PDFView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
18645_ulsd_dep.17403_Anexo_7_Dia_1.ppsx814,85 kBUnknownView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
18646_ulsd_dep.17403_Anexo_7_Dia_2.ppsx778,91 kBUnknownView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
18647_ulsd_dep.17403_Anexo_7_Dia_3.ppsx1,03 MBUnknownView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
18648_ulsd_dep.17403_Anexo_7_Dizer_nao.pdf41,07 kBAdobe PDFView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
18649_ulsd_dep.17403_Anexo_7_gerir_situacoes_de_insatisfacao.pdf46,37 kBAdobe PDFView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
18650_ulsd_dep.17403_Anexo_7_manual_Reciclagem.pdf1,16 MBAdobe PDFView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
18651_ulsd_dep.17403_Anexo_7_O_que_nao_se.mpg56,11 MBMPEGView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
18652_ulsd_dep.17403_Anexo_7_observe_os_clientes.pdf28,92 kBAdobe PDFView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
18653_ulsd_dep.17403_Anexo_7_Os_quatro_trunfos.pdf272,29 kBAdobe PDFView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
18654_ulsd_dep.17403_Anexo_8.pdf162,54 kBAdobe PDFView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
18655_ulsd_dep.17403_Anexo_9.pdf139,04 kBAdobe PDFView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
18656_ulsd_dep.17403_Anexo_10.pdf141,35 kBAdobe PDFView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
18657_ulsd_dep.17403_Anexo_11.pdf40,91 kBAdobe PDFView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
  Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE