Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (FPCE) >
FPCE - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/898

Título: Expectativas e desenvolvimento infantil: o que sabem os adultos sobre as crianças
Autor: Pereira, Carla Sofia da Costa
Orientador: Sá, Maria Isabel Real Fernandes de, 1959-
Palavras-chave: Expectativa (Psicologia)
Desenvolvimento infantil
Tarefas desenvolvimentistas
Teses de mestrado
Issue Date: 2009
Resumo: Este estudo pretende essencialmente avaliar se as pessoas têm conhecimentos sobre o desenvolvimento infantil, que lhes permitam ter expectativas adequadas face às necessidades desenvolvimentistas das crianças. Para tal, compararam-se as expectativas da população em geral com as expectativas de técnicos, psicólogos que trabalham com crianças e adolescentes, cuja formação lhes permitirá ter maiores conhecimentos acerca das normas desenvolvimentistas. Procurou-se ainda investigar se as variáveis género e ter filhos têm influência sobre aquilo que as pessoas esperam do desenvolvimento de uma criança. Para avaliar as expectativas de desenvolvimento foi utilizada uma adaptação do Questionário de Expectativas de Desenvolvimento (DEQ), na qual os participantes deveriam categorizar várias tarefas desenvolvimentistas em uma de quatro faixas etárias. Os resultados do estudo sugeriram poucas diferenças significativas entre o grupo técnicos e o grupo não técnicos . Constatou-se, no entanto, que os técnicos consideraram a aquisição de competências relacionadas com a educação e obediência em idade mais precoce, comparativamente ao grupo de não técnicos. Relativamente à comparação de expectativas entre participantes do género masculino e do género feminino, não se observaram diferenças significativas em nenhum dos domínios de desenvolvimento avaliados. O mesmo se verificou na comparação entre pessoas com filhos e sem filhos. São discutidas possíveis justificações para os resultados encontrados, assim como sugestões para estudos futuros.
This study primarily intends to assess whether people have knowledge about child development that enable them to have appropriate expectations about developmental needs of children. To this end, were compared the expectations of the general population with the expectations of experts, psychologists who work with children and adolescents, whose training will enable them to have better knowledge of normative development. Furthermore, was investigated whether the variables "gender" and "having children" have influence on what people expect of child development. To assess developmental expectations was used an adaptation of the Developmental Expectations Questionnaire (DEQ), in which participants categorized various developmental tasks in one of four age groups. The results suggested few differences between the "experts" and the "non-experts". However, the experts considered the acquisition of skills related to education and obedience earlier, than the group of nonexperts. For the comparison of expectations among participants of masculine and feminine gender, there were no significant differences in any of the developmental domains assessed; the same was found for comparison between people with children and with no children. It is discussed possible explanations for the results, as well as suggestions for future studies.
Descrição: Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia Clínica e da Saúde - Núcleo de Psicoterapia Cognitiva-Comportamental e Integrativa), 2009, Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: http://catalogo.ul.pt/F/?func=item-global&doc_library=ULB01&type=03&doc_number=000559844
http://hdl.handle.net/10451/898
Appears in Collections:FPCE - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
18400_ulsd_dep.17709_Expectativas.pdf622,05 kBAdobe PDFView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
  Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE